Tradicional passeio pelos trios elétricos deu lugar a palco fixo, com mais espaço para performances dos artistas encarnados
Quem acostumou a brincar o Canarboi, nesses mais de 20 anos de realização, vendo aquele revezamento de trios elétricos na passarela do Sambódromo, viu um espetáculo mais encorpado com os artistas do Garantido dando uma pincelada carregada de beleza no palco do Studio 5. Foi assim, na primeira noite da festa, nessa sexta-feira (9), com casa lotada, muita animação da torcida e empolgação dos artistas.
A rainha do folclore do Garantido, Edilene Tavares, estava empolgada por participar, pela primeira vez, de uma apresentação completa no Carnaboi, de Manaus. Disse que, em Parintins, já está acostumada em acompanhar o trio do Garantido, no chão, uma tradição do Carnailha, versão do carnaval com boi-bumbá da cidade onde é realizado o Festival Folclórico.
“Lá, (em Parintins) nós acompanhamos o trio, direto no chão, às vezes vamos em algumas alegorias. Aqui, no Studio 5, é um palco. Aqui, estamos unindo as duas culturas, o nosso carnaval e o nosso boi-bumbá. Divulgar pro mundo é maravilhoso, isso já é um ponta-pé para o nosso Festival”, afirmou Edilene Tavares.
A primeira noite do Carnaboi foi um festival de cenas marcantes, do início ao fim, especialmente, na hora em que a festa foi transmitida pela Rede Amazônica, por duas horas, para cinco estados da região Norte (Amazonas, Acre, Amapá, Roraima e Rondônia), além da internet, pelo portal G1. Muita coisa para mostrar, um espetáculo assinado pelo diretor de eventos do Garantido e do Movimento Amigos do Garantido (MAG), Rivaldo Pereira, em dupla com Márcio Braz, representante do contrário. “Essa foi apenas a primeira noite para mostrar a força dos artistas do Boi da Baixa do São José. Neste sábado vamos repetir a animação e a beleza do espetáculo preparado para o mundo ver e nossa torcida vermelha e branca sair daqui, do Studio 5, com orgulho e amor no coração”, afirmou o diretor de eventos, Rivaldo Pereira.
Espetáculo transmitido
O Carnaboi 2024 tem como novidade esse momento especial, transmitido pela TV Amazonas, em canal aberto na Rede Globo. É quando todos os artistas da noite, incluindo os do contrário, sobem no palco para uma rápida aparição.
Nesta sexta-feira, Sebastião Júnior, o levantador oficial do Garantido, apareceu no palco e já levantou gritos da galera. Uma grande bandeira com o símbolo do boi estava erguida nos braços dos dançarinos do Garantido Show. O Boi Garantido, sob o comando de Batista Silva, deu entrada com sua imponência de coração na testa e foi um desfile de emoções. Tony Medeiros entrou entoando o trecho antológico de “ilumina esse curral, essa arena vai ferver, você não viu nada igual, nem tão cedo vai ver”. Foi a hora da entrada da sinhazinha, Valentina Coimbra, que evoluiu plena e bela. Depois, Carlinhos do Boi cantou Vermelho, do gênio Chico da Silva. Márcia Siqueira veio com Edilson Santana e chamaram Edilene Tavares. A Batucada do Garantido segurou o ritmo e manteve em alta a animação do Comando Garantido, a torcida oficial.
Time encarnado
Os torcedores encarnados viram uma caldeirada densa de artistas da Baixa. Os estilos variados, dignos da Baixa do São José, passearam pelo palco. Tivemos a versatilidade de Márcia Novo, o som tradicional e afinado dos mestres do Curumins da Baixa, a irreverência incomparável de Carlinhos do Boi, a voz forte e marcante de Tony Medeiros, ex-amo-do-boi Garantido.
Na segunda parte da noite, a voz de diapasão de Edilson Santana, que dividiu o palco com a Rosa Vermelha, Márcia Siqueira, que na noite deste sábado vai desfilar em São Paulo, na Escola de Samba Mocidade Alegre, cantando no grupo de cantores oficiais.
Segunda Noite
Neste sábado (10) na segunda e última noite do Carnaboi, Israel Paulain e David Assayag vêm trazendo uma legião de levantadores encarnados. Hoje, também é a noite de homenagem à Isabelle Nogueira, a cunhã-poranga do Garantido que está conquistando o Brasil, entre o púbico que assiste ao programa Big Brothter Brasil, na TV Globo.
Confira a programação dos artistas do Garantido.
DIA 10 DE FEVEREIRO
19h – 19h40 – GRUPO A TOADA & ROBSON JR
19h45 – 20h25 – artista do contrádio
20h30 – 21h10 – PA CHAVES & CARLOS BATATA
21h25 – 22h45 – SHOW DOS ITENS OFICIAIS DOS BOIS BUMBÁS – TRANSMISSÃO AO VIVO PELA REDE AMAZÔNICA
22h55 – 23h35 – artista do contrário
23h40 – 00:20h – ISRAEL PAULAIN e LEONARDO CASTELO
00h25 – 01h05 – artista do contrario
01h10 – 01h40 – DAVID ASSAYAG
01h40 – 02h25 – CANTO DA MATA & GRUPO KBOCLOS
Fonte: Assessoria de Comunicação Boi Bumbá Garantido
Fotos: Francisco Cabral