Biólogos são homenageados em sessão especial na Aleam

Em comemoração aos 40 anos de regulamentação da profissão de Biólogo, a deputada estadual Joana Darc (PR), por meio da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama), realizou uma Sessão Especial para homenagear biólogos do Amazonas.

De acordo com dados do Conselho Regional de Biologia (CRBio-06), hoje o Amazonas possui aproximadamente 5 mil biólogos registrados. No último dia 03 de setembro foi comemorado o dia do Biólogo, a data é celebrada pois foi neste dia que a profissão de Biólogo foi regulamentada através da Lei nº  6.684/1979.

A deputada e também presidente da Comissão de Meio Ambiente, Joana Darc ressaltou a importância de reconhecer os profissionais da biologia.  “É uma profissão muito importante para sociedade, pois vai desde o ensino, pesquisa, extensão do conhecimento da vida.  Precisamos reconhecer e valorizar esses profissionais que muitas vezes tem trabalhos e pesquisas maravilhosos e pouco são reconhecidos pela sociedade, por isso hoje estamos fazendo esse registro de reconhecimento e valorização dos biólogos do nosso estado, e também deixando as portas abertas para que eles possam contribuir para construção de novas ideias e políticas públicas que possam beneficiar os profissionais e também o próprio meio ambiente”, destacou a parlamentar.

Diversas entidades e instituições, como o Conselho Regional de Biologia do Amazonas (CRBio-06), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Batalhão Ambiental, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e também a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) estiveram presentes na Sessão Especial.

Representando o CRBio-06,  Felipe Pinheiro se pronunciou na tribuna e, emocionado, falou sobre os encantos e os desafios da profissão diante da competição com outras áreas. “Biólogos têm uma grande área de atuação e, mesmo com tantas áreas de sombreamento que competem entre si, nós conseguimos nos destacar pelo amor e empenho no papel em que desenvolvemos. Fico muito feliz em ver a deputada deixando as portas abertas para que possamos contribuir com nosso conhecimento para uma sociedade melhor e também para que sejamos mais valorizados”, discursou Pinheiro.