BC divulga exposição de 644 chaves Pix da Caixa

O Banco Central (BC) comunicou, nesta sexta-feira (8), a exposição de dados de 644 chaves Pix de clientes da Caixa Econômica Federal. Esse incidente é o 16º registrado desde o lançamento do sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, em 2020. O BC explicou que a exposição ocorreu em setembro, especificamente nos dias 24 e 25, e que as informações vazadas foram cadastrais, como nome, CPF, dados da conta bancária e a chave Pix.

O Que Foi Exposto?

De acordo com o BC, as informações que se tornaram visíveis incluem nome do usuário, CPF, agência, número e tipo da conta, data de criação da chave Pix e o período de posse da chave.A boa notícia é que dados sigilosos, como saldos bancários, senhas e extratos, não ficaram expostos. Apesar disso, o incidente foi suficiente para preocupar os clientes da Caixa Econômica Federal.

Ação do Banco Central

Embora o incidente tenha sido considerado de baixo impacto para os clientes, o Banco Central decidiu torná-lo público para reforçar seu compromisso com a transparência. O BC também garantiu que as notificações sobre a exposição de dados seriam feitas exclusivamente por meio do aplicativo e internet banking da Caixa. A orientação é para que os clientes ignorem avisos recebidos por e-mail, SMS ou mensagens de aplicativos.

Investigações e Consequências

O caso será investigado e, dependendo da gravidade, podem ser aplicadas sanções à instituição responsável. A legislação prevê punições como multas, suspensão do sistema de pagamentos ou até exclusão do Pix. O BC destacou que todos os cidadãos podem acompanhar os incidentes envolvendo dados bancários e Pix por meio da página oficial de monitoramento de dados.

Caixa Econômica Reforça Compromisso com Segurança

Em nota, a Caixa informou que o vazamento foi corrigido rapidamente e que dados sensíveis dos clientes não foram comprometidos. O banco reforçou seu compromisso com a segurança e privacidade dos dados e destacou o esforço contínuo para aprimorar os critérios de proteção em seus sistemas e serviços.

O incidente envolvendo a Caixa Econômica Federal e o Banco Central serve como alerta para os usuários do sistema Pix. A segurança digital continua sendo um tema essencial, e os clientes devem estar atentos a notificações oficiais e acompanhar as atualizações sobre o sistema.

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil