Léa Alencar Antony foi eleita vereadora em 1964 pela bancada do PSB, sendo conhecida como pioneira na atividade política, que aquela época era um tabu para a mulher
Em balanço de 100 dias, celebrado nesta segunda-feira (10/04), a Escola do Legislativo, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), destaca, o resgate e a homenagem ao nome da primeira vereadora de Manaus, Léa Alencar Antony; mais de 90 mil inscrições em cursos de Ensino à Distância (EAD); e a emissão de mais 14.833 certificados. Além da criação dos Programas, a Câmara vai à Universidade e às Escolas.
A Escola do Legislativo Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony da CMM tem como objetivo oferecer conhecimento e suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades da CMM, além de cursos para servidores e público em geral.
O diretor da Escola, Mauricio Brilhante, destacou as principais ações que foram realizadas nos últimos três meses. “Resgatamos o nome tradicional da Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony, que foi a primeira vereadora de Manaus. Também alcançamos mais de 90 mil inscritos nos cursos e 14.833 certificados emitidos”, disse Maurício.
Entre outros destaques, a realização de um treinamento específico com os servidores da Casa Legislativa, relacionado à nova Lei 14.133 de Licitações e Contratos Administrativos: implantação e principais alterações. Ao todo, 42 servidores foram certificados.
Novos Cursos- A inserção de novos cursos também marcam os balanço dos 100 dias da Escola, com a oferta do curso de síndico e “Introdução à Lei Lei Geral de Proteção de Dados”; e o pioneiro curso “Entendendo a Zona Franca de Manaus”. “O curso sobre a Zona Franca é algo importantíssimo para a nossa economia. A gente escuta muito sobre os empregos que são gerados, mas não conhece exatamente os impostos que são isentados, como é que funciona. Então a CMM oferece esse curso em EAD, qualquer pessoa pode fazer, e é gratuito”, disse Maurício.
Cooperação – Para possibilitar a realização de cursos presenciais, a Câmara Municipal de Manaus firmou um Termo de cooperação técnica com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), para a oferta de 865 horas e 690 vagas para servidores e comunidade. As aulas iniciaram nesta segunda, com dois cursos, sendo de informática básica e recepcionista.