Aumentam os números vacinais no interior do estado

Aumentam os números vacinais no interior do estado

Após duas semanas do lançamento do Plano de Ação para aumentar o número de vacinados contra a Covid-19 no interior do Amazonas, esse número subiu.

 

Aumentam os números vacinais no interior do estado.

Após duas semanas do lançamento do Plano de Ação feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) para melhorar o desempenho da vacinação contra a Covid-19 no interior do estado, os números começaram a subiram.

Segundo informações do governo do estado, os municípios com cobertura da primeira dose abaixo de 50% caiu de 37 para 24, entre os dias 9 e 23 de abril. Ao mesmo tempo subiu, de 25 para 31, o número de municípios com cobertura de primeira dose entre 50% e 79%.

No mesmo período, o Amazonas estava com a marca de 626.240 doses aplicadas. Esse número passou para para 807.270, um avanço de 29%.

Com relação a segunda dose o avanço foi maior, passou de 150.161 para 229.233 doses em duas semanas (aumento de 52,6%) . Já na primeira dose, o aumento foi de 21,4% no período, saindo de 476.079 para 578.037 doses aplicadas.

Iranduba era o município que menos vacinou, com a ação do governo, passou para o 12º lugar, embora ainda continue na lista dos que estão abaixo de 50% na cobertura de primeira dose.

Em duas semanas, o plano de ação fez com que 13 municípios conseguissem ultrapassar 50% de vacinação com primeira dose. Também subiu, de 1 para 7, o número de municípios com cobertura de primeira dose maior que 80%. Manaus era o único municípios do estado nessa condição, agora Urucará, Itamarati, Carauari, Guajará, Fonte Boa e Humaitá já aplicaram mais de 80% da primeira dose em seus grupos prioritários.

Na execução do plano de ação, os 20 municípios com as menores coberturas vacinais passaram a ser acompanhados mais de perto e o maior problema para todos eles é a distância entre as comunidades rurais.

Apesar das secretarias municipais de saúde serem responsáveis pela vacinação em seus territórios, a FVS-AM faz o monitoramento de rotina decorrente das dificuldades apresentadas pelos municípios com relação a logística vacinal.

As equipes vem prestando suporte presencial com através do órgão e da Secretaria Executiva de Atenção Especializada do Interior da SES-AM indo aos municípios, analisando a situação de cada um, verificando quais são as dificuldades e apoiando de forma efetiva para o alcance das metas de vacinação em tempo oportuno.

Outro fator que contribui para os números baixos de vacinação é o envio de doses fracionadas. Isso porque, somado a logística. os custos e planejamento dobram em todos os sentidos.

O governo do estado montou outra estratégia que visa avançar mais rápido na segunda dose na capital e interior. O governo do Amazonas lançou nesta semana uma campanha publicitária na mídia para incentivar os grupos prioritários já contemplados com a segunda dose a completarem o esquema de vacinação conforme o calendário de cada município.

A campanha chama atenção sobre a importância da segunda dose para garantir a imunização e evitar a infecção pelo vírus, a internação e o óbito.