Atividades virtuais marcam programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por inalação de bactéria pelos pulmões.

Para conscientizar sobre a doença, considerada um problema de saúde pública, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu hoje, 24/3, como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

 

 – Em Manaus, a taxa de incidência da tuberculose ainda é considerada uma das mais elevadas entre as capitais brasileiras.

 

Em alusão a data, a prefeitura de Manaus vai realizar nesta quarta-feira (24) até sexta-feira (26), ações para ampliar o acesso à informação e alertar a população sobre a doença.

As atividades foram idealizadas pelo Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas, formado por organizações da sociedade civil e instituições governamentais como a Semsa, FVS-AM e policlínica Cardoso Fontes.

A programação será toda virtual, com seminários, vídeos educativos e missa em memória das vítimas de tuberculose.

 

– Durante a programação será divulgado o primeiro Boletim Epidemiológico da Tuberculose em Manaus.

 

Programação

  • 24/03 – Publicação do Boletim Epidemiológico Municipal sobre a Tuberculose em Manaus – Site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br)
  • 24/3 – Divulgação de seis vídeos educativos sobre os temas – Aspectos Gerais da Tuberculose; Sinais e Sintomas; Diagnóstico da Tuberculose; Diagnóstico Laboratorial; Tratamento da Tuberculose; e Importância da Sociedade Civil no controle da Tuberculose.
  •  24/3 – 10h – 11h. Conversando sobre a tuberculose. Live tira-dúvidas sobre a doença (Canais – Facebook e Instagram da FVS-AM)
  •  24/3 – 15h – 16h. Webinar – Eliminando a tuberculose como problema de saúde pública no Brasil. Para participar é só clicar aqui.
  •  24/3 – 18h. Missa virtual em memória das vítimas da tuberculose e outras doenças respiratórias – Facebook – Igreja São Sebastião Manaus
  • 25/3 – 15h – 16h. Webinar – Linha de cuidado da TB: caminhos para o sucesso do tratamento. Para participar é só clicar aqui.
  • 26/3 – 15h – 16h. Webinar – Novas tecnologias para o enfrentamento da tuberculose. Para participar é só clicar aqui.