Os servidores dos deputados eleitos para o primeiro mandato da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) participaram da “Semana de Integração”, realizada pela Escola do Legislativo José Lindoso, que teve início nesta quinta-feira (26), no Auditório João Bosco Ramos de Lima e segue com programação até sexta-feira (27).
Segundo a diretora da Escola do Legislativo, Geanne Valente, o objetivo da integração parlamentar é apresentar a dinâmica do Poder Legislativo aos assessores dos deputados eleitos para o primeiro mandato. “A nossa intenção com este evento é mostrar o papel da Escola como orientadora, buscando oferecer um norte aos novos servidores com a participação das diretorias da Casa, fazendo uma ponte entre os servidores e a estrutura da Assembleia em si”, completou Geanne Valente.
O presidente da Assembleia, deputado Roberto Cidade (UB) esteve no evento acompanhado das deputadas Alessandra Campêlo (PSC), Débora Menezes (PL) e Mayra Dias (Avante) e dos deputados Thiago Abrahim (UB), George Lins (UB) e Sinésio Campos (PT). Na oportunidade, o chefe do Poder Legislativo disponibilizou a estrutura da Assembleia aos servidores.
“Temos toda a estrutura necessária para que o deputado de vocês faça um bom mandato e retribua os votos recebidos nas urnas”, afirmou. Cidade também citou as melhorias estruturais realizadas na sua gestão, como a criação da Diretoria de Emendas Parlamentares e a Diretoria de Esportes.
Atuação das diretorias
Todos os diretores e representantes de cada uma das 19 diretorias existentes explanaram sobre a função de cada setor.
Primeiro palestrante do evento, o Diretor Geral da Aleam, Wander Motta, apresentou o organograma da Casa Legislativa. Ele explicou o papel das diretorias, que têm o objetivo de oferecer condições para o melhor desempenho possível do trabalho dos gabinetes e seus respectivos deputados.
“Esse momento de integração é muito importante para falarmos do nosso propósito, enquanto gestores, além de oferecer condições de trabalho para a execução do mandato parlamentar”, afirmou.
Robson Togni, diretor de Recursos Humanos da Assembleia, falou que a oportunidade é aproximar o setor dos novos servidores. “Esse evento vem ao encontro daquilo que estamos fazendo nos últimos anos, que é aproximar a diretoria de RH dos gabinetes, inclusive treinaremos os chefes de gabinetes a utilizarem um sistema de acompanhamento em tempo real das demandas pós RH, em atendimento a uma filosofia do presidente de harmonizar a gestão política com a gestão administrativa”, afirmou.
O procurador geral da Assembleia, Robert Mota, discorreu sobre o papel da procuradoria na adequação de projetos. Ele esclareceu que existe a diretoria de orientação de projetos. “Temos uma procuradoria dedicada à parte legislativa, para que vocês possam consultar viabilidade, legalidade e forma de apresentação dos Projetos de Lei”, explicou.
Para a jornalista Mônica Santaella, diretora de Comunicação da Aleam, explanar sobre o funcionamento de cada diretoria é importante. “O conhecimento é a chave de tudo, então se você não conhece a Casa e seu funcionamento existe uma limitação da atuação e isso reflete no trabalho”, avaliou.
A diretora também pontuou a importância da integração da equipe de comunicação de cada deputado com a Diretoria de Comunicação da Casa. “Essa integração ajuda a divulgar o mandato parlamentar de cada deputado, atendendo, inclusive aos princípios constitucionais de publicidade e transparência, mostrando à população o que está sendo feito em benefício dela”, afirmou.