Assembleia pode antecipar programação de doação de sangue para repor estoque do Hemoam

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), por intermédio das diretorias de Saúde e de Assistência Social, pode antecipar para a próxima semana a programação de doação de sangue do “Projeto Doador Legal” para atender as necessidades da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), que se encontra com o estoque em estado crítico. A programação inicial do “Doador Legal” estava agendada para o mês de maio.

A iniciativa parte dos diretores de Saúde, Arnold Andrade, e, de Assistência Social, Eliane Ferreira, e do presidente da Aleam, deputado estadual Josué Neto (PSD), que viu o apelo do Hemoam convocando doadores para atender as necessidades da Fundação e se solidarizou com a situação, colocando a estrutura da Casa à disposição.

O Hemoam, em Manaus, está convocando doadores de todos os tipos sanguíneos para comparecerem ao hemocentro a fim de regularizar o estoque de sangue no Estado. Segundo a Fundação, o estoque está crítico, principalmente, para o sangue O+, que é o tipo sanguíneo mais comum e, por isso, é um dos mais requisitados diariamente. Já os tipos sanguíneos O- e A+ estão com estoque preocupante.

Segundo a Fundação, as fortes chuvas e a interrupção temporária no Posto de Coleta da Maternidade Ana Braga, que está em reforma, contribuíram para que doadores não comparecessem, influenciando de forma drástica a baixa no estoque de sangue. Outro fator, de acordo com a Fundação, foi que muitos doadores, por falta de informação, deixaram de comparecer ao Hemoam após o período de vacinação da H1N1, pois não sabiam que o prazo para poder fazer doação era de apenas 48 horas.

Para o diretor Arnold Andrade, a situação de baixa no estoque do Hemoam preocupa e deve se encontrar uma solução imediata. O diretor também lembrou que o Hemoam é um grande parceiro da Aleam, e, como sempre, quando precisa, aciona as diretorias de Saúde e Assistência Social da Aleam, que mobilizam os doadores legais cadastrados.

“Temos um grupo de doadores já previamente selecionados, mas mesmo assim é preciso fazer uma avaliação antes da doação para saber se estão aptos para esta nobre situação de ajuda ao próximo”, assinalou Andrade, acrescentando que doar sangue é um ato de amor ao próximo.

A diretora de Assistência Social, Eliane Ferreira, informou que vai se reunir nesta quarta-feira (10) com a diretora-presidente do Hemoam, Maria do Perpetuo Socorro Carvalho, para ver a disposição de data. “Vendo essa necessidade é um dever nosso antecipar a data de doação, comunicando os servidores cadastrados, fazendo uma grande ação de cidadania em ajuda ao Hemoam com o nosso ‘Programa Doador Legal”.

A diretora disse ainda que pretende, já nesse primeiro semestre, com a entrada dos servidores nomeados pelos novos deputados dessa legislatura, aumentar o número de doadores, hoje com 105, para algo em torno de 150.

 

Quem pode doar?

 

Para doar sangue é preciso estar com boa saúde e bem alimentado, com idade entre 18 e 69 anos, peso a partir de 50 quilos e munido de documento de identidade com foto. A coleta dura entre cinco e dez minutos e todo o processo, desde a entrada até a saída da unidade, varia de 30 a 60 minutos