Durante toda esta terça-feira (21), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio das diretorias de Assistência Social e de Saúde, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), possibilitou a coleta de doações de sangue junto aos servidores da Casa Legislativa em mais uma edição do Programa Doador Legal.
A ação mobilizou os servidores das duas instituições em um dia de solidariedade e contou com a presença da unidade móvel do Hemoam, o “Vampirão” e a mascote Hematolino. O objetivo foi captar doadores para abastecer o banco de sangue da Fundação, que ampara pessoas que precisam de doações por causa de intervenção cirúrgica ou que dependem de componentes sanguíneos por tratamento de saúde.
O presidente da Assembleia, deputado Roberto Cidade (UB) foi ao local da realização da triagem e coleta e falou sobre a importância que da doação na vida de quem precisa. O parlamentar relembrou que esta é a segunda edição da campanha Doador Legal, em 2023, e também, que no primeiro ano do mandato, como presidente, o programa foi reativado para minimizar as baixas de estoque do banco de sangue do Hemoam.
“A Assembleia começa a semana envolvida na campanha de doação e sempre que pudermos vamos colaborar nesta iniciativa que salva vidas”, completou o deputado presidente.
A diretora de Assistência Social, Karla Stald, enfatizou o envolvimento dos servidores da Casa Legislativa com o movimento de solidariedade. “Nesta edição estendemos a ação até às 17h para os servidores que não puderam doar no horário do expediente, além de também recebermos o público externo. Com isso, a Assembleia virou um ponto de coleta, nesta terça-feira, com o intuito de alavancar os níveis do banco de sangue do Hemoam”, explicou, apontando que a expectativa é de 120 a 150 doações.
O jornalista Danilo Egle, servidor do gabinete do deputado estadual Delegado Péricles (PSL), doou sangue pela primeira vez, inspirado pela esposa que é doadora e aproveitou a comodidade da doação no local de trabalho.
“Era uma vontade que eu tinha há algum tempo, mas às vezes a gente não tem tempo de ir ao Hemoam. Com o Vampirão vindo à Casa, temos uma oportunidade excelente de doar, o que também motiva as pessoas”, avaliou. Ele também enfatiza que ainda existem muitos mitos em torno da doação, entretanto, com a equipe do Hemoam presente na Aleam, elas são esclarecidas. “A pessoa pode ser apta a doar e nem sabe, podendo até se tornar um doador regular, que é o mais bacana”, afirmou.
Parceria
A assistente social da subgerência de coleta externa do Hemoam, Wilmara Silva, falou de como a parceria do Hemoam com a Assembleia ajuda a instituição. Destacou que para a Fundação é uma satisfação fazer parcerias com instituições públicas. Segundo ela, os servidores ajudam e têm grande interesse em doar e participar da ação, o que contribui para melhorar o estoque do Hemoam.
“Muitos doadores procuram o Hemoam para doar, mas já vão com a sua doação direcionada a alguém e na coleta externa são doações voluntárias para o banco de sangue em geral e não um paciente específico, ajudando as pessoas que dependem de sangue, de plasma ou plaquetas para tratamento de saúde, além das eventualidades como acidentes que acontecem todos os dias. Então essas doações são fundamentais para ajudar essas pessoas”, afirmou.
O programa Doador Legal teve início em 2014 com o objetivo de estabelecer um banco de dados dos servidores doadores de sangue da Casa. Foi suspenso em 2020, e retronou em 2021, primeiro ano da gestão do deputado Roberto Cidade como presidente da Casa.
Em 2023, passou a integrar o calendário de eventos da Assembleia com a Resolução Legislativa nº 991, de 21 de setembro de 2023, de autoria da deputada estadual Mayra Dias (Avante), instituindo a Semana da Campanha Doador Legal, na Assembleia Legislativa do Amazonas entre os dias 07 a 14 de junho.
A Assembleia possui um banco de doadores entre os servidores ativos e inativos, com 45 inscritos. O banco sempre é acionado quando o estoque de sangue do Hemoam está baixo.
Foto: Hudson Fonseca