A 16ª edição do Programa Parlamento Jovem (PPJ), realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, iniciou o processo de eleição dos alunos que participarão do programa em 2024. Até o momento, já foram escolhidos seis estudantes, de um total de 24, que compõem o PPJ.
O Parlamento Jovem foi criado pelo Congresso Nacional no ano de 2004, com a finalidade de envolver as Assembleias Legislativas de todos os estados brasileiros.
No âmbito estadual, o PJ foi instituído pela Resolução Legislativa nº 375 de 2005, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e oportuniza que os alunos vivenciem por duas semanas os trabalhos do Parlamento Estadual, que em 2024 acontecerá na última quinzena de maio.
Para realizar as eleições, a equipe de pedagogos da Escola do Legislativo visita escolas públicas cadastradas e realiza palestras sobre cidadania, ética, divisão dos Poderes e voto consciente, dentre outros temas, para alunos dos últimos anos do ensino médio. Após as explanações, os alunos, por meio do voto, escolhem seu representante no PPJ.
Pela Escola Estadual Professor Júlio César de Moraes Passos foi eleito o aluno Luca Guilherme Picanço Monteiro. A Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós escolheu o aluno Denilson Pinheiro Rodrigues Junior; a Escola Estadual Raimundo Gomes Nogueira será representada pela aluna Helena Nefer Correa Montefusco.
A Escola Estadual Raimunda Holanda de Souza, Escola Estadual Manuel Severiano Nunes e Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima terão como representantes, respectivamente, Raquel da Silva Brito, Yasmim Ferreira Barbosa e Luna Sousa Silva.
“Apenas nesta semana, até sexta-feira (12), nós iremos levar o PPJ para mais cinco escolas, com o objetivo de levar formação cidadã e despertar nos jovens o interesse e consciência política”, declara Cassandra Serejo, gerente de Educação Cidadã e coordenadora no PPJ.
Próximas escolas participantes:
Terça-feira (09/04)
Tarde: Escola Estadual Antônio Bittencourt, no bairro da Glória, zona Oeste de Manaus;
Quarta-feira (10/04)
Manhã: Escola Estadual Antônio Nunes, no bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste de Manaus.
Tarde: Escola Estadual Sebastião Norões, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.
Sexta-feira (12/04)
Manhã: Escola Estadual Vasco Vasques, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.
Tarde: Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, bairro Monte das Oliveiras, zona Norte.
Foto: Alberto César Araújo