Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Cessão de Tempo para alertar sobre crimes cibernéticos

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), apenas nos quatro primeiros meses de 2024, o Estado registrou um aumento de mais de 50% nos crimes cibernéticos. De acordo com os dados oficiais, até abril deste ano foram registrados 4.094 crimes praticados no ambiente da internet, contra 2.695 crimes listados no mesmo período de 2023, o que representa um crescimento de 51,91%.

Ciente deste cenário e atenta à necessidade de alertar a população sobre este tema, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou nesta quinta-feira (26/9), durante a Sessão Ordinária, uma Cessão de Tempo em favor do delegado Paulo Henrique Benelli, titular da Delegacia Especializada na Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc). Ele falou sobre o lançamento da segunda edição de uma cartilha digital, elaborada para orientar a população sobre como se prevenir dos principais golpes virtuais.

A Cessão de Tempo foi iniciativa da deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), visando compartilhar as informações contidas na cartilha digital de forma prática, buscando ajudar a população a se proteger contra ataques e fraudes on-line.

“A internet e as redes sociais de maneira geral hoje ocupam um espaço de enorme importância do dia a dia de todos, e, por isso, é preciso falarmos, alertarmos sobre os golpes neste ambiente virtual, para protegermos a população”, afirmou a deputada antes de passar a palavra para o delegado Benelli.

“Hoje vivemos uma era onde a internet se tornou parte indissociável de nossas vidas, tanto para aspectos pessoais quanto profissionais”, disse o titular da Dercc, destacando que o ambiente digital oferece inúmeras vantagens e oportunidades, mas também possui ameaças e desafios.

Benelli explicou que a primeira edição da cartilha foi lançada em 2020, no contexto da pandemia da Covid-19, quando, devido ao isolamento social, os relacionamentos e consumo nas redes sociais se tornaram mais intensos, e foi preciso informar à população sobre alguns golpes e recomendações principais no ambiente da internet.

Nesta segunda edição foi realizada uma ampliação das informações, incluindo os crimes mais comuns nas redes sociais, com base nas ocorrências registradas na unidade policial.

Crimes envolvendo perfis falsos, fraudes no WhatsApp, pix falso, empregos remotos fraudulentos, golpe da maquininha, falso bilhete premiado, falso sequestro, falso aluguel, golpes relacionados a romances e nudes, crédito consignado, entre outros, são apresentados na cartilha, juntamente com os métodos de prevenção, conscientização e educação desenvolvidos pela Delegacia Especializada com o objetivo de ajudar as pessoas a não serem vítimas e adotarem todas as medidas necessárias de proteção.

“Esta é uma ferramenta valiosa, ajudando muitas pessoas a se protegerem e evitando que caiam em golpes”, afirmou o delegado.

Acesso

Os interessados podem acessar a cartilha digital e fazer o download gratuito no site www.policiacivil.am.gov.br da Polícia Civil do Amazonas.

O documento foi elaborado de forma interativa e com fácil navegação, permitindo que qualquer pessoa encontre rapidamente as informações necessárias.

Crimes cibernéticos

Crimes cibernéticos são aqueles que acontecem por meio de computadores e da internet e causam grandes prejuízos, tanto para indivíduos quanto para empresas, trazendo danos financeiros, perda de confiança e danos à reputação.

Foto: Danilo Mello