*Assembleia Legislativa começa as inscrições para servidores realizarem exames do “Novembro Azul”
Iniciaram nesta terça-feira (7), no Centro Médico Luiz Carlos Avelino da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), as inscrições para os servidores realizarem exames referentes à campanha “Novembro Azul”, que visa o combate ao câncer de próstata.
O pacote inclui exame de sangue (PSA), de imagem USG (ultrassonografia), exame clínico e consulta disponibilizados sem custo aos servidores.
As inscrições ocorrem presencialmente até a próxima quarta-feira (8) e podem ser feitas por servidores efetivos, comissionados, aposentados e disposicionados. Basta comparecer ao Centro Médico da Aleam, onde serão agendados os procedimentos para homens acima dos 40 anos ou com histórico de câncer de próstata na família.
As inscrições são limitadas e todos os exames, assim como a consulta, serão realizados no Centro Médico da Casa Legislativa.
Pelo cronograma divulgado, os exames PSA ocorrerão no próximo dia 10 de novembro, a partir das 8h; a USG da próstata nos dias 13 e 14 de novembro com início às 8h e a consulta no dia 23 de novembro, a partir das 8h.
O diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, convidou os servidores para aproveitar a oportunidade para se cuidarem e não se levar pelo preconceito em torno dos exames da próstata. De acordo com o médico, o câncer de próstata mata em torno de 26% da população masculina, que é vitimada pelo câncer. “Por isso, digo à população masculina que a prevenção é o melhor, mais barato e menos sofrido processo de evitar esta doença.A Assembleia, por meio da gestão do deputado Roberto Cidade tem nos possibilitado condições de realizar estes exames sem custo ao servidor. Então, convido os nossos servidores para irem ao Centro Médico ser avaliados”, afirmou.
Um dos primeiros a garantir o pacote oferecido pela Assembleia, o servidor da Escola do Legislativo, Miguel Medeiros falou da importância do Poder legislativo oferecer os exames.
“A Assembleia oferece estes exames, então, nós que somos da Casa, ainda mais os idosos como eu, temos que aproveitar. Às vezes, a pessoas diz que não está sentindo nada, entretanto o câncer é uma doença traiçoeira, então todos os anos realizo meus exames. Fico muito satisfeito de receber a atenção da Assembleia”, afirmou.
A campanha ‘Novembro Azul’ tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
Foto: Hudson Fonseca