Assembleia entregará Título de Cidadão do Amazonas ao cirurgião Silas Avelar

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) concederá o Título de Cidadão do Amazonas ao médico cirurgião cardiovascular  Silas Fernandes de Avelar Júnior, nesta sexta-feira (12), às 10h, no Plenário Ruy Araújo. A proposta é do presidente da Casa Legislativa, deputado estadual Josué Neto (PSD), aprovada por unanimidade no final do ano passado.

Segundo o presidente Josué, a entrega da honraria é uma forma de homenagear e reconhecer a importância do trabalho do médico para a sociedade. O cirurgião cardiovascular realiza, em média, quatro cirurgias por semana, além de ser pioneiro em cirurgias complexas no Estado.

“O doutor Silas já realizou cirurgias desafiadoras. Um exemplo foi uma cirurgia cardíaca em fevereiro de 2013, no Hospital Adventista, em uma criança portadora da Síndrome de Norwood, um procedimento jamais feito na cidade de Manaus, onde ele e sua equipe resolveram enfrentar o desafio e obtiveram sucesso, sendo destaques nos meios de comunicações”, declarou Josué.

O cirurgião realiza atendimentos ambulatoriais nos hospitais Check Up, Beneficente Portuguesa (Manaus) e Francisca Mendes, além de atuar em hospitais particulares da capital. Entre as cirurgias mais realizadas pelo médico estão: a revascularização do miocárdio, conhecida popularmente como ponte de safena; cirurgias para correção de aneurismas da aorta; troca de válvulas; implante; e marca-passos.

 

Histórico

 

Silas Fernandes de Avelar Júnior é natural de Ceres, interior de Goiás. Aos 16 anos saiu para estudar na Faculdade de Medicina de Vassouras, no Rio de Janeiro, referência na área de cursos de Medicina no Brasil. Formou-se aos 21 anos e seguiu para São Paulo, onde cursou residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa durante quatro anos, tornando-se então Cirurgião Cardiovascular.

O especialista já realizou cursos de atualização na França e nos Estados Unidos, onde adquiriu novas técnicas. O médico já realiza cirurgias cardíacas há mais de 25 anos e, nos últimos 12 anos, fez mais de seis mil procedimentos cirúrgicos nos hospitais particulares e públicos em que atende em Manaus.

Em 2014, junto com outros cirurgiões cardíacos atuantes na cidade, fundou a Cirurgia Cardiovascular do Amazonas Ltda (Socceam) expandindo a sua área de atuação na capital.