A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promove, na segunda-feira (4/9), às 9h, no auditório João Bosco, na Escola do Legislativo Senador José Lindoso, o evento “Lixo Zero”. Sob a coordenação da Diretoria de Assistência Social, a iniciativa tem o objetivo de despertar nos servidores a consciência sobre o descarte correto de materiais que podem ser reaproveitados, seguindo o que propõe a Lei nº 5.414 de 2021, de autoria do deputado Roberto Cidade (UB), que incluiu o evento no calendário de atividades socioambientais do Amazonas.
“Ao longo do ano, desenvolvemos várias ações para motivar nossos servidores a criarem hábitos ambientalmente corretos, em seu dia a dia, no trabalho e em casa. A ‘Semana Lixo Zero’ é mais uma oportunidade de reforçar essa prática”, explica a diretora de Assistência, Karla Estald.
Durante a programação serão entregues certificados aos setores da Casa Legislativa que mais se destacaram na contribuição à campanha “Tampinha Legal”, desenvolvida pelo Poder Legislativo, por meio da Comissão de Saúde, junto com a entrega de 200 quilos de tampinhas plásticas. O material é repassado ao Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas do Amazonas (Gamma), que o transforma em recursos para apoio às mulheres atendidas pela instituição. Ao todo, em 2024, já foram arrecadados 1.300 quilos do material.
Da programação consta ainda a interpretação da cartilha “Turma da Tatty: Protetora da Amazônia”, pela atriz Jaque Melo, para estudantes da faixa etária de 10 a 12 anos, que também receberão exemplares impressos da cartilha.
O livro conta a história da turma da Tartaruga Tatty contra o Capitão Suja-Rio. Confeccionada em papel reciclável, é de autoria do jornalista João Jânio da Silva Moraes, com ilustração de Jerry Rodrigues da Silva e tem como propósito mostrar de forma lúdica ao público infantil a necessidade e importância de preservação dos recursos hídricos.
Servidores do Poder Legislativo também serão contemplados com nécessaires confeccionados com material reaproveitado de banners utilizados nos eventos da Casa. Além disso, no hall do Poder Legislativo haverá uma exposição de banners educativos indicando o tempo de decomposição, na natureza, de cada material específico, como plástico, papel, madeira etc.
O presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), destaca a importância da ação na construção de um mundo com mais responsabilidade ambiental e social. “Precisamos, cada vez mais, implementar políticas públicas específicas e abrangentes sobre o descarte correto do lixo produzido pela população. Somente com a promoção de práticas sustentáveis será possível reduzir a geração de resíduos e dar a nossa contribuição para um futuro melhor e mais habitável”, disse.
Ele também ressalta a necessidade de preparar as crianças para serem multiplicadoras do conhecimento ambiental para a sociedade. “A gente precisa trabalhar a questão ambiental com a população e começar cedo com os pequenos é a melhor alternativa”, afirmou.
‘Semana Lixo Zero’
A campanha “Semana Lixo Zero” tem como objetivo a promoção de políticas públicas conscientes e voltadas à gestão adequada dos resíduos sólidos.
A Lei incentiva a sociedade a refletir sobre a relevância da gestão dos resíduos e o fomento de ações sustentáveis.
Foto: Alberto César Araújo / Aleam