O Relatório de Atividades da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), abrangendo o período de 1º de fevereiro a 13 de dezembro de 2024, demonstra intensa produção parlamentar, evidenciada pelo número de relatorias realizadas pelos parlamentares estaduais nas Comissões Técnicas, onde cada deputado analisa e emite pareceres relacionados aos projetos e matérias legislativas. Em 2024, os deputados exerceram 2.297 relatorias.
O presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), destaca a importância do trabalho das Comissões Técnicas tanto na celeridade quanto na segurança constitucional do processo legislativo. É nas Comissões que se realiza uma análise mais detalhada das matérias em tramitação, verificando sua legalidade e constitucionalidade. Os pareceres das proposições determinam se elas serão arquivadas ou encaminhadas para discussão e votação em plenário”, disse.
Entre os relatores, destaca-se o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), Delegado Péricles (PL), com o maior número de relatorias no período, somando 302 pareceres. Logo atrás, o deputado Carlinhos Bessa (PV) também aparece em destaque, com 233 relatorias, seguido por Wilker Barreto (Mobiliza), que acumulou 214 pareceres.
Na quarta posição está o deputado Felipe Souza (PRD), que contribuiu com 168 relatorias. Outros parlamentares com desempenhos notáveis incluem Dr. George Lins (UB), com 144 relatorias, Débora Menezes (PL), com 148 relatórios emitidos e Thiago Abrahim (UB), com 109 pareceres.
Pronunciamentos
Ao todo, em 2024, os deputados e deputadas estaduais se manifestaram 894 vezes. O deputado Comandante Dan (Podemos) liderou o ranking com 190 pronunciamentos, seguido do deputado Wilker Barreto, com 131 discursos. Outro destaque foi o deputado Sinésio Campos (PT), que realizou 93 pronunciamentos, seguido por João Luiz (Republicanos), com 81.
Entre as deputadas, Alessandra Campelo (Podemos) teve destaque com 45 pronunciamentos, sendo aquela com maior presença nos debates. A deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Podemos), com 22 pronunciamentos, e deputada Débora Menezes, com 26, também tiveram participações significativas, refletindo a contribuição feminina para os debates legislativos no Amazonas.
Segundo Roberto Cidade, esses números evidenciam o engajamento dos parlamentares estaduais na defesa de suas proposições e na discussão de temas relevantes para a sociedade amazonense.
Foto: Danilo Mello / Aleam