Na primeira reunião de 2022 do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), o titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), general Algacir Polsin, afirmou que as indústrias não são a atividade-fim da ZFM. “Na prática, eu as vejo como atividade-meio para atingirmos a finalidade, que é cooperar para o desenvolvimento da região e cooperar para a redução das desigualdades, para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, declarou Polsin na reunião realizada na manhã desta quinta-feira (17).
PARCERIA COM GOVERNO E PREFEITURA
O superintendente da Suframa também destacou a importância da parceria que vem desenvolvendo com os poderes executivos estadual e municipal. “Esse trabalho integrado da Suframa com o Governo do Estado e com a prefeitura de Manaus eu considero fundamental, assim como com todos os atores: as entidades de classe e os três setores – indústria, comércio e agropecuário”, afirmou.
RESILIÊNCIA DO POLO INDUSTRIAL
Polsin se disse muito satisfeito com os excelentes resultados obtidos em 2021, a despeito da pandemia de Covid-19, destacando que o setor industrial conseguiu manter a média acima de 100 mil empregos durante todo o ano. “Vimos toda a resiliência e toda a força do Polo Industrial de Manaus, que faturou 145 bilhões até novembro. Na reunião do CAS, eu vou falar exatamente o faturamento do ano todo”, declarou. Polsin pediu para deixar o encontro mais cedo, por ter uma reunião marcada com governador Wilson Lima (PSC), e se despediu convidando todos para a primeira reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), que será realizada na próxima quinta-feira (24), às 9h.
ELOGIO DA INDÚSTRIA
Após sua saída, Algacir Polsin recebeu elogios do presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM), Antônio Silva. “Esse general também tem feito um excelente trabalho. Ele tem realmente trabalhado diuturnamente para sanar todos os problemas do nosso modelo”, disse o presidente da FIEAM, revelando que Polsin fez questão de participar da primeira reunião de 2022 do Codam.
INTERVENÇÃO NO PROS
Em mais uma intervenção da executiva nacional em um diretório estadual tica, a direção do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) tirou a presidência regional da agremiação de Ezequias Nascimento e colocou o cientista político Henrique Cardoso Oliveira na direção do partido no Amazonas.
PRÁTICA SE REPETE
Não tem sido incomum no Amazonas a intervenção nacional nos partidos. As mais recentes foram no PDT, com Hissa Abrahão deixando a presidência em favor do gaúcho Flávio Pércio Zacher, envidado pelo presidente nacional da sigla, Carlos Luppi; e no Podemos, quando o deputado Wilker Barreto foi surpreendido com a troca de seu nome pelo do também deputado estadual Abdala Fraxe.
PALAVRA DO CHEFE
Foi o prefeito David Almeida (Avante) que bateu o martelo sobre as especulações da filiação do secretário Municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis (PL), ao seu partido. O prefeito garantiu que a ida ao Avante vai se concretizar, sim, e fez grandes elogios à capacidade de trabalho de Sabá Reis e à sua lealdade. O secretário é cotado para compor, como candidato a vice, a chapa de reeleição do governador Wilson Lima (PSC).
ENCONTRO COM O ARCEBISPO
O prefeito David Almeida (Avante) anunciou a entrega do Mausoléu da Igreja Católica, localizado no cemitério Parque Tarumã para o próximo dia 18 de março. O anúncio se deu em reunião com lideranças da igreja Católica, com a presença do Arcebispo Dom Leonardo Steiner, na sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), na manhã desta quinta-feira (17). No total, serão construídas oito sepulturas e 31 gavetas para ossuário. O local será mais um ponto de visitação e homenagem às vítimas da Covid-19.
LIDERANÇA NEGATIVA
O município de Amaturá, no interior do Amazonas, é detentor de uma triste liderança em nível nacional: está em primeiro lugar no ranking nacional de pior desempenho de vacinação da 2ª dose contra Covid. Com o pior desempenho em todo o Brasil, o município conseguiu aplicar a segunda dose somente em 11,5% de sua população. Os dados foram revelados pelo deputado estadual Serafim Corrêa, na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas, nesta quinta-feira (17).
SEM NOME DO PAI
Em virtude do grande número de crianças nascidas sem a paternidade registrada – só no Amazonas foram quase 100 mil em 2021 –, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vai realizar, no próximo dia 12 de março, um mutirão de atendimentos em Manaus para promover o reconhecimento de filiação de crianças sem o nome do pai na Certidão de Nascimento. A campanha “Meu Pai tem Nome” é uma iniciativa do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais e acontece em todo o país.
‘COMUNHÃO’ COM PAULINHO FARIA
O boi-bumbá Garantido realiza no próximo dia 22, a partir das 21h, no Curral Linfolfo Monte Verde (Cidade Garantido), em Parintins, a live “Dia da Comunhão”. O evento tem a proposta de ser “um dia de memória para preservar a História”. A data da live, que será transmitida pela TV A Crítica e Redes Sociais, foi escolhida por ser o dia da partida de Paulinho Faria, o icônico apresentador do Boi Garantido, que faleceu vitimado pela Covid-19 em 2021.