O Projeto de Lei (PL) 43/2019 que visa o remanejamento de recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para a Saúde foi aprovado durante a Reunião Ordinária desta quarta-feira (27), com 19 votos favoráveis a matéria.
O deputado estadual e líder do Governo, Carlinhos Bessa (PV) ressaltou que a utilização dos recursos do Fundo garante melhoria para a situação da saúde em todo o Estado e assegura repasses aos municípios. “As mudanças que foram feitas para a aprovação do Projeto, mostram que o governador Wilson Lima (PSC) está disposto ao diálogo com o Parlamento e atento às demandas do povo. A oposição dizia que o Projeto seria prejudicial, mas os prefeitos puderam entender a necessidade da utilização do recurso de forma emergencial e os benefícios para os municípios, pois eles nunca tiveram a oportunidade de receber o FTI e hoje terão acesso”, disse.
O parlamentar lembrou que além do pagamento de pessoal, a destinação dos recursos atenderá outras demandas da saúde. “A porcentagem de 40% que foi aprovada será utilizada, também, em outras áreas da saúde. Teremos 20% dos recursos destinados ao interior para aquisição de equipamentos, custeio e reforma de hospitais e unidades básica e a compra de equipamentos”, garantiu.
Bessa salientou que a aprovação da matéria é uma vitória para os prestadores de serviços, prefeitos e toda a população. “Agradeço o entendimento e diálogo dos prefeitos que estiveram conosco hoje para apoiar a aprovação dos recursos que beneficiarão os 61 municípios. Essa não é uma vitória do governador e sim de todos aqueles que precisam receber seus salários atrasados e da população que merece ter acesso a saúde de qualidade”, concluiu.