Após repercussão negativa sobre liminar obtida na Justiça para remover de blogs e portais propaganda institucional da Prefeitura de Manaus que divulga os programas “Asfalta Manaus” e “Passe livre estudantil”, a campanha do candidato ao Governo do Amazonas Eduardo Braga (MDB) teve de se explicar. A comunicação da campanha divulgou texto, nesta quinta-feira (20), chamando de fake news as notícias de que sites, portais e blogs estão impedidos de manter contratos de publicidade com a administração municipal.
NÃO AGRADOU
É que a decisão da desembargadora Carla Reis provocou uma grita entre proprietários de blogs e portais, que viram na medida uma possibilidade de corte em seu faturamento. Alguns chegaram a publicar matérias do tipo “Eduardo Braga não quer que população saiba de programas importantes para os amazonenses”. Também foram publicadas notícias de que sites, portais e blogs estariam impedidos de manter contratos de publicidade com a Prefeitura de Manaus.
A EXPLICAÇÃO
O material divulgado pela assessoria da campanha de Braga esclarece que a decisão da magistrada não proíbe donos de sites, blogs e portais de manter contratos de publicidade e de receber pelos serviços prestados à Prefeitura de Manaus. De acordo com o advogado da coligação “Em defesa da vida”, de Eduardo Braga (MDB), Yuri Barroso, a medida determina apenas que os canais de notícias na internet que realizaram disparos em massa em redes sociais e aplicativos removam os links das peças publicitárias dos programas.
UM PONTO A MAIS
Após quatro pesquisas consecutivas apontarem uma vantagem de 16 pontos percentuais do governador e candidato à reeleição Wilson Lima (UB) em relação a Eduardo Braga (MDB), nesta quinta-feira (20) foi divulgada a mais uma pesquisa que apresenta uma oscilação positiva de um ponto de Wilson: a vantagem agora seria de 17 pontos percentuais. Levantamento da Eficaz mostra, mais precisamente, uma vantagem de 17,2 pontos, com Wilson apresentando 58,6% das intenções de voto contra 41,4% de Braga.
CONFIRMOU IVERITAS
Em levantamento divulgado nesta terça-feira, 18 de outubro, pelo Iveritas Instituto de Pesquisa, Wilson apontou 58,95% dos votos válidos, também com 17 pontos à frente de Eduardo Braga, que apresentou 41,05%. Todas as oito pesquisas divulgadas na campanha pelo segundo turno das eleições apontam para uma vitória folgada do atual governador.
EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS
A 306ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), realizada nesta quinta-feira (20), contou com uma exposição de cerca de dez fabricantes de bens intermediários e finais do Polo Industrial de Manaus (PIM). Os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus foram expostos no hall de entrada da Suframa, com o objetivo de apresentar aos conselheiros e autoridades convidadas o potencial, a diversificação, a qualidade e a inserção tecnológica de produtos fabricados no parque fabril de Manaus.
ESTREIA DE YAWATA
A 306ª Reunião Ordinária do CAS, aliás, marcou o primeiro encontro oficial do conselho sob a presidência do novo secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Alexandre Ywata. Durante a reunião, foi aprovada uma pauta com 40 projetos industriais e de serviços, sendo 16 de implantação e 24 de atualização e diversificação. Os projetos estimam R$ 1,38 bilhão em novos investimentos para a ZFM e a geração de 1.589 empregos ao longo dos próximos três anos.
FEIRA DO POLO DIGITAL
Realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus), a 4ª Feira do Polo Digital de Manaus, que acontece nos próximos dias 3, 4 e 5 de novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques está com inscrições abertas. Os interessados podem se inscrever no site do evento, em https://www.feiradopolodigitaldemanaus.com.br/. Além de exposição de empresas, a programação da FPDM 2022 traz diversas oficinas e palestras.
ECONOMIA CRIATIVA
Opção mensal que já entrou no calendário de entretenimento do manauara, a Feira de Economia Criativa – Povos Criativos terá uma nova edição no próximo domingo (23), das 14h às 19h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA). Mais uma vez trazendo uma programação variada com entrada gratuita, a feira vai contar com apresentação cover do Rei do Pop Michael Jackson, concurso K-Pop, desfile de Cosplayers, Baile Black com o DJ Tubarão e shows musicais, entre outras atrações.
CONTRA CONSIGNADOS
O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) ingressou na Justiça com uma ação civil pública com pedido de liminar contra 11 instituições financeiras para impedir que elas ofereçam empréstimos consignados a beneficiários do programa Auxílio Brasil no Amazonas. De acordo com a DPE-AM, a medida se faz necessária porque a concessão do empréstimo aos beneficiários fere normas da ordem pública e de interesse social do Código de Defesa do Consumidor, com alto risco de prejudicialidade aos beneficiários do Auxílio Brasil, pelo iminente risco de agravamento do endividamento das famílias.
ALTERAÇÃO NO TRÂNSITO
Por conda do Boi Manaus, evento comemorativo ao aniversário da cidade que acontece de sexta (21) a domingo (23) no centro de convenções, o sambódromo, a rua Flaviano Limongi terá interdição diferenciada entre a avenida Pedro Teixeira e a rua Lóris Cordovil no horário das 14h às 3h, para o controle de trânsito, travessias de pedestres e apoio dos órgãos que estarão trabalhando no evento. O IMMU atuará com cerca de 100 agentes de trânsito e fiscais de transportes nos três dias do Boi Manaus.