O deputado federal que é presidente da Comissão de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Sidney Leite (PSD) foi autor do convite que originou a visita do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin a 308ª reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), onde foi reafirmado o compromisso do governo federal com o desenvolvimento da Amazônia e suas potencialidades.
“Eu fico muito feliz que a reunião do Conselho do CAS, conte novamente depois de quatro anos com a presença do ministro. Sem dúvida nenhuma, ele que é vice-presidente da república os compromissos por ele assumidos aqui, não só com o Polo Industrial, mas também o interesse do governo federal em desenvolver as potencialidades minerais”, afirma.
Potássio e nitrogenados a partir do gás natural são alguns dos produtos que podem receber investimento, uma vez que o Amazonas conta com o gasoduto Coari Manaus, potencializando a região. O maior modelo econômico sustentável da América Latina também deve receber atenção especial.
“É uma decisão importante do governo brasileiro na defesa do melhor modelo de desenvolvimento regional e principalmente nesse momento em que a reforma tributária está sendo discutida e tem ligação direta com a competitividade que garante a estabilidade das empresas instaladas no PIM, que completa seus 56 anos”, destaca.
CBA
Antes da reunião, o ministro do MDIC também visitou o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e garantiu que na próxima semana, a personalidade jurídica do centro será definida. Essa vitória é essencial para o Amazonas e agora uma Organização Social (OS) estará a frente da gestão do CBA, composta pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, Universidade Estadual do Amazonas (UEA), dando os primeiros passos no compromisso firmado pela atual gestão.
“Nós consolidamos uma grande vitória e eu estou muito feliz porque nos últimos quatro anos, dediquei e me empenhei para que o CBA pudesse ter a definição da personalidade jurídica e agora com a OS a frente da gestão do CBA, poderemos dar os primeiros passos ao compromisso do vice-presidente que assinará na próxima semana a definição”.
O parlamentar reconheceu como uma conquista, a reafirmação do ministro com o Polo Industrial de Manaus, que aprovou hoje 44 projetos de indústria e serviço, com investimentos superiores a 1,5 bilhão.