A Zona Franca de Manaus (ZFM) foi apontada como o tema central de uma suposta “negociação” do apoio do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). A verdade é que os termos vagos utilizados por ambos na entrevista coletiva em que anunciaram oficialmente o apoio do prefeito ao presidente, nesta segunda-feira (10), em Brasília, mostram que A ZFM serviu de pano de fundo para um encontro do qual quem saiu verdadeiramente fortalecido e vitorioso foi David Almeida.
‘TUDO RESOLVIDO’
“Tudo resolvido, sem problema”, afirmou o presidente sobre a questão do IPI em relação à ZFM. “A Zona Franca será preservada, como sempre foi em nosso governo”, completou, omitindo e ignorando os ataques sistemáticos de sua equipe econômica ao modelo amazonense. “Obtive todas as respostas necessárias”, declarou David Almeida, sem também explicitar os termos do acordo que fez para declarar apoio “total e irrestrito” à reeleição do presidente. Apoio que foi aceito, mesmo após David ter declarado abertamente apoiar a reeleição do senador Omar Aziz (PSD), arqui-inimigo do presidente.
PONTE RECONSTRUÍDA
Na semana passada, ao anunciar que iria declarar seu voto com ou sem acordo de apoio ao candidato, David reclamou que a ponte entre a prefeitura de Manaus e o governo federal havia sido destruída. E que ele esperava um aceno de reconstrução dessa ponte. Seu recado foi ouvido e sua ida a Brasília foi a prova disso. Mesmo depois de ter bradado contra os ataques do governo federal à ZFM e não apoiado o candidato do presidente, Coronel Menezes (PL), ao Senado, David foi bem-vindo no Planalto, cujo mandatário está em busca de votos para virar o resultado do primeiro turno, venham eles de onde for.
PONTE RECONSTRUÍDA 2
A despeito da vontade do coronel Alfredo Menezes (PL), o autointitulado porta-voz do presidente no Amazonas, responsável pela implosão da tal ponte entre a administração municipal de Manaus e o poder central, David Almeida conseguiu articular a reunião com o presidente, com a façanha de chegar a Brasília no papel de quem estava impondo a condição para franquear seu apoio ao presidente. Aí reside sua grande vitória. E eis que a ponte está reconstruída.
ESTADO DE EMERGÊNCIA
Por falar em pontes, os dois trágicos desabamentos ocorridos nas duas últimas semanas na BR-319 levaram o governador Wilson Lima (UB) a decretar situação de emergência nos municípios de Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Manaquiri. O objetivo, segundo o que anunciou o governador em suas redes sociais, é diminuir os impactos causados pela interrupção do tráfego, que está comprometendo o transporte de pacientes, alunos, produtos essenciais e insumos.
ZFM É ALTAMENTE RECOMENDÁVEL
E falando em Zona Franca de Manaus, o modelo de desenvolvimento amazonense foi premiado pela oitava vez no “Global Free Zones of The year” (Zonas Francas Globais do ano), da publicação Fdi Intelligence, do Grupo Britânico Financial Times. Este ano, a ZFM foi premiada na categoria de Zona Franca “Altamente recomendável para grandes empreendimentos” no continente americano. Os especialistas da revista consideraram o estabelecimento de novas indústrias multinacionais e da diversificação da produção ocorrida no parque industrial da ZFM nos últimos dois anos.
PREGANDO PARA CONVERTIDAS
A primeira-dama Michelle Bolsonaro vai estar em Manaus nesta terça-feira (11). Responsável por aproximar as mulheres, um dos grupos sociais com maior rejeição ao presidente Jair Bolsonaro, da campanha de reeleição, Michelle participa do evento “Mulheres pelo Brasil”, às 9h, no Dulcila Festas e Convenções, voltado a mulheres evangélicas. A questão é que se o objetivo é conseguir novos votos para o marido presidente, Michelle vai chover no molhado. Ou melhor, pregar para convertidas. O evento é promovido pela Assembleia de Deus, cujos fieis já estão devidamente doutrinados a votar no capitão.
ARTISTAS CONTRA O CAPACITISMO
Um grupo de mais de 50 artistas locais está pedindo a destituição da diretora do Teatro Amazonas, Sigrid Cetraro, a quem acusam de preconceito contra a Pessoa com Deficiência. O motivo é uma postagem em rede social, repudiada e considerada gravíssima pelos artistas, com uma imagem na qual há um diálogo entre uma pessoa preta e um interlocutor com deficiência física: “Vou votar em você, mas jura de dedinho que não vai roubar mais?”, ao que o interlocutor responde: “eu juro cupanheiro”.
REFERÊNCIA A LULA
Segundo os artistas, a postagem seria uma referência ao ex-presidente e candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e trata-se de um caso de capacitismo, que é o preconceito contra a Pessoa com Deficiência. “Nós portanto, lamentamos e repudiamos a atitude da diretora do Teatro Amazonas, agente público da área da cultura, que deveria respeitar a lei e acima de tudo o cidadão, seja ele com ou sem deficiência, assegurando proteção imediata aos direitos e garantias fundamentais constitucionalmente consagrados”, diz nota de repúdio emitida pelos artistas.
CHAMAMENTO AOS ATRASADOS
A Prefeitura de Manaus decidiu realizar uma espécie de campanha relâmpago para que os moradores da capital completem seu esquema vacinal contra a Covid-19. Para isso, está convocando os atrasados para buscar um dos 84 pontos de imunização ofertados nesta semana, de segunda a sexta-feira (10 a 14). A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estima que mais de 1 milhão de pessoas estejam com atraso nas doses de reforço (3ª e 4ª doses), que são fundamentais para restabelecer o nível de anticorpos contra o coronavírus.
ONDE SE VACINAR
A lista com os endereços das unidades, horários de funcionamento e vacinas disponíveis pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e também no link bit.ly/localvacinacovid19. A campanha de imunização contra a Covid-19 já dura mais de um ano e meio e abrange crianças de 3 a 11 anos, adolescentes, adultos e idosos.
PROCISSÃO ESTÁ DE VOLTA
O retorno da tradicional procissão de Nossa Senhora Aparecida pelo Centro de Manaus vai marcar os festejos da Padroeira do Brasil, celebrados em 12 de outubro. Havia dois anos que o festejo religioso não contava com a procissão, em virtude da pandemia de Covid-19. Este ano, os festejos de Nossa Senhora Aparecida têm como tema a sinodalidade: “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”. A procissão ocorre às 17h do dia 12, encerrando os festejos, que tiveram início no dia 3.