Além de não condizer com toda a sua trajetória política (ele sempre se alinhou ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e, desta vez, resolveu ir na contramão), o apoio do ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) também tem gerado especulações sobre o real motivo deste súbito alinhamento ao bolsonarismo. Para o deputado federal Marcelo Ramos (PSD) e o ex-vereador Hiram Nicolau, a real motivação de Arthur seria o medo de ser preso.
DESESPERO
Marcelo Ramos recorreu às suas redes sociais para afirmar que Arthur está desesperado. “O ex ‘prefeito de bosta’ Arthur Virgílio é só um desesperado para não ser preso, tentando se amparar em um presidente que tenta aparelhar as instituições”, postou. Já Hiram Nicolau mandou um recado a Bolsonaro: “Alô @jairmessiasbolsonaro tem gente se aproximando de ti neste segundo turno doido por uma sobrevida, um cargo, ou uma promessa que não será preso”, diz sua postagem.
PLÍNIO APROVA
O senador Plínio Valério (PSDB) disse ao REBOJO que aprova o apoio de Arthur Neto a Bolsonaro. “Ele agiu certo. Não é hora de omissão. Escolheu um lado e declarou seu voto. Fez bem”, afirmou, sem, no entanto, dizer que o alinhamento seria motivo para uma reaproximação entre os dois tucanos locais.
ARMAS PARA A GUARDA MUNICIPAL
O prefeito David Almeida (Avante) participou, ao lado do titular da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), Sérgio Fontes, da cerimônia na qual foram entregues armamentos para a primeira turma de formandos da Guarda Municipal de Manaus. Os 32 agentes também receberam novo fardamento. David considera o feito uma conquista para a segurança de Manaus.
FALA SOBRE VENEZUELANAS
O governador Omar Aziz (PSD) comunicou em suas redes sociais que foi aprovado, nesta terça-feira (19), o requerimento de autoria do senador Fabiano Contarato (PT) para a realização de audiência pública para discutir as declarações do presidente Bolsonaro sobre o seu encontro com adolescentes venezuelanas em São Sebastião, no Distrito Federal. “Não podemos normalizar essas falas. É preciso respeito com todos os refugiados que escolheram o Brasil para ganhar a vida de maneira digna. Foram afirmações graves e que precisam ser apuradas com celeridade”, disse Omar.
ESTÁGIO NO MPAM
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu as inscrições para o III Exame de Seleção para o Credenciamento de Estagiários de Nível Superior da instituição. São 10 vagas para ensino superior e 8 para cadastro reserva. A bolsa é no valor de R$ 1.173,56 e o auxílio-transporte no valor de R$ 167,20. As inscrições podem ser feitas pela internet por meio do endereço eletrônico – www.mpam.mp.br, até as 23h59 do dia 03/11/2022.
MINERAÇÃO EM AUTAZES
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou, na última sexta-feira (14), a retirada de processo contra a empresa Potássio do Brasil, que envolve mineração em terras indígenas no município de Autazes (AM), da 1ª Vara Federal do Amazonas. Foram julgados recursos da União e foi atendido um pedido do Ministério Público Federal (MPF) na ação.
RESPONSABILIDADE DO IBAMA
Também foi recusada a contestação da responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para emitir licenciamento ambiental de projeto da mineradora.
URNAS LACRADAS
Terão início nesta quinta-feira (20) os trabalhos da Comissão de Carga e Lacre das Urnas Eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para o segundo turno das Eleições Gerais 2022.