Em sua primeira viagem ao interior já em plena pré-campanha ao Governo do Estado, o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) fez questão de posar no comando do timão da embarcação que o levou, nesta quarta-feira (13), ao Careiro da Várzea. Não precisa ser nenhum mestre em semiótica, bastando conhecer um pouco da história política do Amazonas, para lembrar imediatamente de Gilberto Mestrinho, que usou o símbolo do timão como sua marca até o fim de sua vida política.
BOTO NAVEGADOR
O Símbolo do timão da embarcação combinava com o slogan do “Boto Navegador”: “Rumo certo com Gilberto”. Fundador de um grupo político que tem como herdeiros diretos Amazonino Mendes e Eduardo Braga (MDB), dois dos pré-candidatos ao Governo do Estado em 2022, Gilberto foi mentor político de Amazonino e também o primeiro a alcançar a marca de três mandatos à frente do Governo do Estado, igualada por Braga e superada por Amazonino, ao ser eleito para um mandato-tampão quando da cassação do ex-governador José Melo.
CAMPANHA TÁ AÍ, CAI QUEM QUER
Pole position nas pesquisas de intenções de votos, Amazonino também sai na frente como pré-candidato, iniciando o corpo a corpo com o eleitor na capital e, agora, no interior. É claro que não se pode ignorar que os cargos políticos do governador Wilson Lima (UB) e do senador Eduardo Braga os creditam a participar institucionalmente de eventos com a população tanto na capital, quanto no interior. O fato é que Amazonino é o primeiro, sem a prerrogativa do cargo, a colocar seu bloco na rua.
BARCO FORTE, EQUIPE FORTE
Dois outros aspectos chamaram especial atenção do REBOJO na viagem que o “Negão” fez à comunidade de São José, no Careiro da Várzea. Um deles é o tipo de embarcação em que ele viajou: um grande barco de luxo, desses que os endinheirados locais usam para levar família e amigos para passear com todo o conforto nos fins de semana. O outro é o tamanho da equipe que Amazonino levou consigo: em um dos vídeos postados, pode-se contar mais de dez pessoas na equipe que registra o encontro do pré-candidato com os ribeirinhos. Confira:
STUDIO ON PRODUÇÕES
A equipe, aliás, está com Amazonino desde meados de 2021 e compõe o Studio On Produções. O time foi escalado justamente para comandar a comunicação da candidatura de Amazonino e é composto por nomes estrelados da comunicação e audiovisual locais, como Paulo Castro, Celes Borges, Denilson Novo, Vivian Alencar e Breno Bigi.
ALBERTO NETO À ESQUERDA DE WILSON
Na cerimônia de encerramento do curso de capacitação do programa Criança Protegida, o deputado federal bolsonarista Alberto Neto (PL) compunha a linha de frente das autoridades, sentado ao lado esquerdo do governador Wilson Lima. Muito à vontade, os dois aliados trocaram comentários de pé de ouvido diversas vezes durante a cerimônia.
REPRESENTATIVIDADE FEMININA
Completavam a linha de frente do evento, à direita do governador, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, e as deputadas estaduais Joana Darc (PL) e Alessandra Campêlo (PSC).
OMAR DESCARTA TERCEIRA VIA
Em entrevista à rede CNN, o senador Omar Aziz (PSD) descartou a possibilidade de apoio a uma terceira via para a presidência do Brasil. Na opinião do senador, o único nome possível para conter o retrocesso no País é o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Omar lembrou ainda que o descaso do atual governo na área social fez com que a pobreza e a miséria voltassem a assombrar as famílias brasileiras.
BRAGA EM TÉTE A TÉTE COM LULA
Após não comparecer ao jantar que senadores do seu partido organizaram para encontrar o ex-presidente Lula, em Brasília, na noite de segunda-feira (11), o senador Eduardo Braga teve um encontro privado com o pré-candidato petista, que classificou como uma conversa entre amigos, na tarde de terça (12). Cauteloso, Braga mais uma vez evitou se comprometer, não se unindo à ala do partido que está rifando a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB). Na “conversa entre amigos” também não se comprometeu a apoiar Lula nas eleições.