Amazonino finalmente anuncia sua escolha partidária

A poucos dias do prazo final para que os aspirantes a uma candidatura nas eleições de 2022 estejam filiados ao partido pelo qual pretendem concorrer, o governador Amazonino Mendes anunciou, nesta terça-feira (29), que escolheu o Cidadania para chamar de seu. O anúncio se dá após uma longa espera – desde 2021 o “Negão” vinha adiando o anúncio de sua filiação – e não chega a causar grandes surpresas, já que sua ida ao Cidadania já havia sido prevista pelo REBOJO e por diversos analistas políticos.

FEDERAÇÃO COM O PSDB

Na mesma postagem em redes sociais na qual anunciou sua filiação, Amazonino reafirmou a federação partidária entre o Cidadania e PSDB, o que no cenário local implica em sua composição com o ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) como candidato ao Senado em sua chapa. Resta saber quem será o candidato a vice. O nome do ex-deputado federal Humberto Michiles (sem partido) foi, durante muito tempo, apontado como o favorito. A federação com o PSDB, entretanto, sugere que o vice seja indicado pelo partido de Arthur Neto.

LONGO PROCESSO

O nome de Michiles perdeu força ao longo do tempo em que as escolhas de Amazonino foram mudando e, digamos assim, escasseando. Em meados de 2021, a filiação de Amazonino ao DEM, de Pauderney Avelino, era dada como certa. Desde então, o DEM se fundiu com o PSL, dando à luz o União Brasil, que acabou escolhendo o governador Wilson Lima como candidato. No novo cenário, outros nomes ganharam força e a escolha do vice voltou a ser uma incógnita.

WILKER DEU A DICA

A filiação do deputado estadual Wilker Barreto, fiel escudeiro de Amazonino, ao Cidadania, no dia 17 de março, foi a principal dica de que o destino do ex-governador também acabaria se filiando à legenda. Amazonino, entretanto, fez suspense por mais duas semanas, alegando estar fazendo ajustes na chapa de candidatos a deputado federal que o acompanharão na disputa.

RASTEIRA EM PLÍNIO

O anúncio de Amazonino Mendes joga uma pá de cal nas pretensões do senador Plínio Valério de ser o candidato do PSDB ao governo. Por ironia do destino, após longa queda de braço interna com Arthur Neto, coube a Amazonino dar o xeque-mate no senador tucano. Plínio, contudo, também recorreu às redes sociais para afirmar que decidiu permanecer no PSDB na condição de pré-candidato ao Governo do Amazonas. Segundo ele, a decisão foi tomada em conjunto com a executiva nacional do partido.

ABUSOU DAS HASHTAGS

Sempre querendo se mostrar jovial – o pai quer continuar on – Amazonino Abusou das hashtags no anúncio que postou nas redes sociais. “Comunico a todo o #Amazonas que estou me filiando hoje ao #Cidadania, partido que fará federação com o #PSDB”, postou o “Negão”. E finalizou demonstrando otimismo: “Quando o povo quer, não há força que nos faça parar de lutar!! Dias melhores virão”, conclui a postagem.

TRE SOB NOVA DIREÇÃO

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) votou e bateu o martelo: o desembargador Jorge Lins será o presidente e a desembargadora Carla Reis assumirá como vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) no próximo biênio (2022-2024). A posse dos novos dirigentes deverá ocorrer no início de maio, embora a data e local ainda não estejam definidos.

VAGA NO TCE-AM

A aposentadoria antecipada do conselheiro-decano do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Júlio Cabral, abre uma vaga no cobiçado posto de conselheiro da Corte de Contas estadual. O atual secretário de Articulação do Governo do Estado, Luís Fabian Barbosa, é apontado como o favorito na indicação do governador Wilson Lima (UB) para substituir Júlio Cabral.

ALERTA DE ENCHENTES

O deputado estadual Adjuto Afonso (PDT) alertou, em seu pronunciamento nesta terça-feira (29) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para o fato de que vários municípios já decretaram estado de emergência por contas das cheias no Estado. É o caso de quatro municípios na Calha do Juruá: Guajará, Ipixuna, Envira e Eirunepé; e um município na região do Purus: Boca do Acre, informou o deputado, que se diz preocupado e reforçou a necessidade de um apoio especial e emergencial tanto da Defesa Civil quanto da Secretaria de Saúde para mobilizar ações nos municípios afetados pelo fenômeno natural anual.

NEGRO MAIS BAIXO QUE EM 2021

Em Manaus, o Rio Negro subiu nove centímetros entre segunda (28) e terça-feira (29), atingindo o nível de 26,9 metros. A marca, entretanto, ainda é dois centímetros menor do que a alcançada na mesma data em 2021, quando o Negro atingiu o nível recorde de toda a série histórica, que começou a ser registrada em 1902: 30 metros. Em 29 de março de 2021, o nível do Rio Negro registrava 27,1 metros.

MAIS UMA NA CONTA DA AMAZONAS ENERGIA

A Amazonas Energia já pode contabilizando mais uma ação tramitando na Justiça contra a empresa. Desta vez é Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), no Polo do Médio Solimões, que está requerendo da concessionária uma indenização por dano moral coletivo à população de Uarini, no valor de R$ 2.388.729. A Ação Civil Pública com pedido de liminar foi protocolizada no dia 25 de março. A série de irregularidades encontradas no fornecimento de energia elétrica ao município incluem 305 interrupções de janeiro até março.