O governador Amazonino Mendes anunciou, nesta terça-feira (06/02), um pacote de investimentos da ordem de R$ 125,5 milhões para a área da saúde no interior do estado. Em evento no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-sul de Manaus, ele entregou veículos e embarcações que serão utilizados no combate à malária, como parte do pacote anunciado, e destacou medidas como aquisição de ambulâncias para remoção de pacientes; repasses de recursos a municípios e investimentos em obras da área da saúde.
Durante o evento, que contou com a presença de prefeitos e do secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, Amazonino anunciou também a concessão de ticket alimentação para todos os servidores da saúde, da capital e do interior.
O pacote de investimentos, segundo Amazonino Mendes, reforça o trabalho de reconstrução do sistema estadual de saúde que vem sendo conduzido pelo Governo do Amazonas, desde outubro do ano passado. Representa ainda, em especial, o reforço no trabalho de combate à malária no interior do estado.
“Esse investimento é especifico para o combate de endemias, sobretudo malária. Veja que os índices já começam a alarmar. É fundamental que a gente faça o esforço. E como isso compete às prefeituras, o Estado quer se dispor a ajudar de uma forma ou de outra”, disse o governador.
De acordo com o secretário da Susam, Francisco Deodato, o combate à malária é apenas um dos itens de um conjunto de ações da primeira etapa do ano de 2018, voltadas ao sistema de saúde publica do interior Estado.
“O governador comentou sobre a primeira ação que move esse projeto, que é o combate à malária. As outras ações para o interior são as obras, que nós identificamos e retomamos; o repasse de recursos para 61 municípios, que nós estamos, por determinação do governador, fazendo a pactuação. Além disso, temos as ações para os servidores públicos do interior, alcançando, portanto, 100% dos municípios”, frisou Deodato.
Combate à malária
Durante o evento no centro de convenções, foram entregues aos prefeitos e secretários de saúde de 21 municípios, cinco embarcações de 9m com motor de popa de 150HP, 19 embarcações de 6m com motor de 40HP, além de 15 veículos tipo pick-up e 19 motocicletas, correspondendo ao valor total de R$ 3,2 milhões. As aquisições são referentes à parceria firmada com o Ministério da Saúde (MS), para o Programa de Controle da Malária e da Dengue.
A entrega desses equipamentos soma-se a outras ações implementadas pela atual administração da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), no sentido de conter o avanço dos casos de malária, que cresceram ano passado, no Amazonas.
Foram contemplados os seguintes municípios: Alvarães, Atalaia do Norte, Barcelos, Boca do Acre, Carauari, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Japurá, Jutaí, Lábrea, Santa Izabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga,Tefé, Uricurituba e Novo Airão.
Fonte: Portal Governo do Amazonas