Wilson Lima participa de lançamento do Festival de Tambaqui da Amazônia e destaca potencial do Amazonas, em Brasília

O evento contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, e discurso do secretário da Sepec em defesa da ZFM

 
O governador do Amazonas, Wilson Lima, participou nesta terça-feira (06/08), no auditório do Sebrae, em Brasília, do lançamento do Festival de Tambaqui da Amazônia. O evento quer incentivar o consumo e a produção de peixe no país. O Amazonas é um dos um dos maiores consumidores de peixe do mundo. 
 
“Nós somos um dos maiores consumidores e o Amazonas é o segundo maior produtor de pescado do país. O tambaqui é um dos mais consumidos. Só a capital consome em média 50 mil toneladas por ano. Nosso desafio é aumentar a nossa produção e isso passa pelo desenvolvimento de tecnologias e incentivo à piscicultura e à pesca artesanal”, disse Wilson Lima. 
 
O Festival de Tambaqui da Amazônia é fruto de uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Secretaria Nacional da Pesca, o Sebrae, o Governo do Distrito Federal (GDF) e o governo de Rondônia (RO). 
 
Durante o lançamento, o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos da Costa, do Ministério da Economia, citou o Amazonas quando falou da importância de conciliar preservação ambiental, desenvolvimento social e econômico com a criação de novas matrizes econômicas. Ele falou da importância da Zona Franca de Manaus para a preservação da Amazônia. 
 
“A Zona Franca é o complemento daquela região e a proteção da nossa Amazônia. Proteção da nossa e não de nenhuma potência estrangeira que quer dizer pra gente o que fazer. A gente tem que fazer essa proteção porque nós somos exemplo com a Zona Franca de Manaus, como atestado por várias pesquisas internacionais. O que destrói o meio ambiente é a miséria porque a pobreza e a miséria são os inimigos do meio ambiente”, disse Carlos da Costa. 
 
O presidente Jair Bolsonaro participou também de um jantar à base de tambaqui acompanhado do governador Wilson Lima, do governador de Rondônia, coronel Roberto Rocha, do presidente do Sebrae, Carlos Melles, e de representantes do governo do Distrito Federal. 
 
Festival – O Festival de Tambaqui da Amazônia  acontecerá na manhã desta quarta-feira (07/08), em frente ao Ministério da Agricultura. Cerca de seis toneladas de tambaqui serão oferecidas para a população em caixas de pizza, a partir das 12h. Para participar, é necessário doar 1 kg de alimento não perecível.