Isso mesmo que você leu, “amazonenses estão em Marte”. E você pode ir, também.
Se você tem o sonho de ir para Marte, agora pode ser a sua chance. É isso mesmo, o site da Nasa “Envie seu nome para Marte” foi reaberto e qualquer pessoa pode se inscrever para mandar o seu nome ao espaço na próxima missão ao planeta vermelho.
Mas saiba que você não vai ser mais o pioneiro nessa missão. Em fevereiro deste ano, quando Rover Perseverance pousou em marte, junto com ele quase 11 milhões de nomes de terráqueos chegaram a superfície marciana
Sergio Garcez é um deles. Ele contou que ano passado viu a notícia em um site de tecnologia e fez seu cadastro. Duas amigas de trabalho, também enviaram seus nomes. Um amigo não enviou porque ficou com medo das histórias (fake News) de que a missão seria um acordo entre a Nasa e os marcianos, e que os nomes seriam cartas marcadas de humanos que seriam abduzidos para servirem de cobaias. Uma brincadeira que deixou o amigo cabreiro.
Pessoas do mundo todo se inscreveram na campanha da agência espacial para enviarem seus nomes para viajarem no Rover. Mais de 180 mil foram inscritos no Brasil. Eles agora estão na superfície de Marte, escritos em três chips, do tamanho de uma unha, a bordo do Perseverance.
Os chips
Os nomes foram gravados em chips, pelos Engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, que usaram um feixe de elétrons.
A máquina de “feixe E” usada, permite a gravação de caracteres muito pequenos – menos de 1 mícron. Eles são menores que a largura de um cabelo humano. Normalmente o equipamento é usado na fabricação de itens de alta precisão.
Além dos quase 11 milhões de nomes, também foram incluídas as redações dos 155 finalistas no concurso de redação “Name the Rover” da Nasa.
Os chips foram montados em uma pequena placa fixada no centro da viga mestra da popa do Perseverance, que estão visíveis para as câmeras no mastro do Rover.
Inscrição
Então, se você perdeu a oportunidade, agora é a hora de ver seu nome brilhando no planeta vermelho. A próxima missão a Marte já tem data prevista, vai ser julho 2026. Seu cadastro pode ser feito no site da Nasa é só clicar aqui.