Três grandes festas promovidas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos Manauscult), já animam o público faltando uma hora para a chegada de 2019. A programação, que começou por volta das 20h, segue até as primeiras horas do primeiro dia do novo ano nas zonas Oeste, no Complexo Turístico Ponta Negra, Leste, no Shopping Phelippe Daou e Sul, na Orla do Amarelinho, bairro Educandos. Em todas, o prefeito Arthur Virgílio Neto faz questão de marcar presença e reforçar que os eventos, desta vez, têm um toque solidário.
“Fizemos com que esta grande celebração fizesse parte da vida das pessoas, principalmente, das vítimas do Educandos e pensamos no Réveillon Solidário. Vamos fazer muito mais até reinserí-las na normalidade delas e, ao mesmo tempo, aproveitar essas festas para arrecadarmos mais doações”, destacou o prefeito de Manaus, durante visita à festa que acontece na zona Leste, onde vai se apresentar a cantora Joelma. “Isso é uma grande divulgação para este shopping popular, com a Joelma como grande atração”, observou o prefeito que estava acompanhado da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, antes de seguirem para o Educandos e Ponta Negra.
Ponta Negra
Nas primeiras horas da noite desta segunda-feira, 31/12, o calçadão do Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, tornou-se o principal ponto de encontro de amigos e famílias amazonense que escolheram o local para festejar a chegada do Ano Novo. O Réveillon 2019, promovido pela Prefeitura de Manaus na praia, às margens do rio Negro, acontece há seis anos e já virou tradição para famílias que trazem a ceia e, neste ano, também doações para as vítimas do incêndio ocorrido no bairro Educandos, zona Sul, no último dia 17.
Acompanhada dos dois filhos, a dona de casa Jhane Almeida veio pela primeira vez ao Réveillon e entrou no espírito solidário da festa. “Trouxemos alguns quilos de alimentos pra ajudar essa gente que perdeu tudo o que tinha, e que temos esperança que tenham um ano bem melhor pela frente”, afirmou.
Abrindo as atrações da noite, o cantor Junior Paulain, natural de Parintins, mostrou toda sua versatilidade apresentando ao público um repertório que transitou do MPB ao sertanejo, além, é claro, do boi-bumbá. “Foi com muita satisfação que recebi o convite para fazer parte desta festa. Pensei num repertório alegre para deixar o público aquecido para os outros artistas”, disse o artista que foi o primeiro a subir ao palco.
Atração principal da noite, o cantor sertanejo Luan Santana, que é conhecido por arrastar multidões nos quatro cantos do País, não fez diferente em Manaus. Nas areias da Ponta Negra, desde às 8h, a babá Adrilene da Silva já estava com um grupo de 10 amigas, todas fãs do Luan. “Vai ser a primeira vez que vamos conseguir chegar perto. Estamos ansiosas, felizes, tudo ao mesmo tempo”, vibrou a babá, lembrando também a doação que o artista fez em prol das vítimas acometidas por um incêndio no bairro Educandos, Zona Sul da cidade. “Esse coração dele nos enche de orgulho”, disse.
Cabocrioulo, Daniel Trindade, Show das Estrelas, Luan Santana, Uendel Pinheiro, Jardel Santos e a DJ Carol Amaral são as próximas atrações no palco da Ponta Negra.
Zona Leste
Fãs da Joelma chegaram cedo ao Shopping Popular Phelippe Daou, Zona Leste, para acompanhar o show da cantora, previsto para começar as 0h30. Irineu Pedrosa e Alberto Galdino, presidente e vice, respectivamente, do Fã-Clube “Joelma Coração”, chegaram cedo para garantir o melhor lugar no espaço, uma tentativa de ficar mais perto da artista paraense.
“A Joelma é a nossa rainha e não nos importamos em esperar mais de três horas por ela, porque ela sempre nos surpreende. O importante mesmo é garantir o bom lugar para vê-la de perto”, comentou Irineu Pedrosa. Esta é a primeira vez que a cantora se apresentará no Réveillon de Manaus, por isso, o show desta noite é ainda mais especial para os fãs dela.
A abertura da noite ficou a cargo da banda Pororoca Atômica com muito carimbó, frevo e lambada. A banda, conhecida por executar uma batida que não deixa ninguém parado, fez o público da Zona Leste iniciar a despedida de 2018 com muito astral e alegria em um show de uma hora.
“Estamos muito felizes em fazer parte dessa festa aqui na Zona Leste, sabemos que o público daqui é muito exigente e por isso preparamos esse repertório para sacudir o esqueleto”, comentou Ramon Marola, um dos vocalistas da banda.
Kurt Samba, Maykinhos e Feras do Forró, fazem apresentações para aquecer a galera para a chegada de 2019. Já a cantora Joelma, a atração mais aguardada noite, sobe ao palco logo após a queima dos fogos. Depois da cantora paraense será a vez de Jucynha Kero Kero, Ostentação do Forró e DJ May Seven.
Educandos
A festa da solidariedade no bairro Educandos, Zona Sul, começou às 20h30, com a apresentação do cantor e compositor Paulo Onça, que subiu ao palco na orla do Amarelinho junto com a “Banda Feito de Paixão”. O samba e o entusiasmo falaram mais alto em meio aos moradores que puderam ter um momento de diversão. “Estou contente em poder trazer nosso samba a todos no Amarelinho, e torço para um 2019 mais feliz e cheio de esperança que é o que esse povo está precisando”, ressaltou.
Outras atrações como a banda ‘Marrakesh’ e ‘Banda Impakto’, além do show de Márcia Siqueira, Lucilene Castro, Cinara Nery e Fátima Silva, com o “Elas Cantam Samba”, até às 4h40.
Operação
Para a realização do Réveillon em três pontos de Manaus – Ponta Negra, Shopping Phellipe Daou e Educandos – o Gabinete de Gestão Integrada da Prefeitura de Manaus operou com um total de 2.806 servidores por meio das secretarias municipais de Comunicação (Semcom), de Saúde (Semsa), da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), de Limpeza (Semulsp), de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), além dos Institutos Municipais de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e de Planejamento Urbano (Implurb), da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), da Casa Militar, da Visa Manaus, do Fundo Manaus Solidária e de órgãos como o Juizado de Menores, Corpo de Bombeiros e as polícias Civil e Militar.
Fonte: Semcom