Amazonastur reforça turismo seguro com ação na área da Balsa Amarela

A sensibilização busca inserir as empresas no Cadastur, além do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e ao manuseio de animais silvestres

A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) realizou, nesta sexta-feira (12/07), mais uma ação de orientação, sensibilização e fiscalização em embarcações e prestadores de serviços turísticos na região da Balsa Amarela, no Centro de Manaus. A iniciativa é uma estratégia do Governo do Amazonas para a promoção do turismo seguro para visitantes no estado.

O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, reforçou que a continuidade da ação, no próprio local, aumenta a formalização dos trabalhadores do setor e ajuda a promover uma melhor experiência aos turistas.

“O Governo do Amazonas vem trabalhando cada vez mais para desenvolver o turismo no nosso estado e a ação da Amazonastur faz parte disso, por sensibilizar e fiscalizar os prestadores de serviços turísticos, além de atender os visitantes. Esse trabalho é muito importante para tornar o turismo seguro, regular e consciente”, afirmou Ribeiro.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Na abordagem, a Amazonastur atuou para inserir os prestadores junto ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Também foram reforçadas as campanhas institucionais de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Nunca Toque. Observe, de proteção aos animais silvestres no turismo.

Pela primeira vez, em Manaus, na companhia de amigos, a médica Isa Crespo aprovou a iniciativa. “Acho muito importante porque dá segurança ao turista, além de orientar sobre outras temáticas sérias com a preservação dos nossos animais”, disse a turista do Espírito Santo.

Quem também elogiou a ação, desta sexta-feira, foi a professora Samira de França Peixoto. Ela mora em Roraima e está de férias com a família. “É bom ter esse tipo de orientação para que a gente saiba o que fazer se ocorrer algum incidente ou, até mesmo, para elogiar ou dar alguma sugestão. Essa fiscalização passa ainda mais segurança para a gente, achei ótima”, declarou a professora.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Cadastur

O Cadastur do Ministério do Turismo (MTur) busca reduzir a informalidade na área, promovendo a formalização e sensibilização dos fornecedores de serviços turísticos. Empresas cadastradas no Cadastur recebem um certificado crucial para aproximar as empresas e turistas, aumentando a confiança e proporcionando experiências de qualidade.

Segurança para os turistas

A Polícia Turística do Amazonas (Politur) realiza atendimentos diários aos visitantes, em locais estratégicos, e trabalha de forma integrada com agências e órgãos ligados ao setor, oferecendo uma rede de apoio aos visitantes. O número de contato padrão é 190, e uma linha direta está disponível pelo WhatsApp: (92) 98842-1769.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur