Nutricionistas do Caic publicam cartilha estimulando consumo de plantas alimentícias

A experiência de profissionais de nutrição do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Dr. Afrânio Soares, unidade da rede estadual de saúde, com o plantio de hortaliças regionais, resultou na publicação de uma cartilha que estimula a alimentação saudável entre crianças por meio do conhecimento do valor nutritivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc).

 

Localizado no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, a unidade da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) oferece atendimento especializado de Endocrinologia Pediátrica e Nutrição, sendo referência na rede para o tratamento de doenças relacionadas ao metabolismo, obesidade e distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia.

 

As autoras da cartilha, a nutricionista Mônica Souto Maior, e a aluna finalista em nutrição Fabiana Neves Silva, explicam que a publicação, a partir da experiência com as crianças nas atividades que envolvem o plantio na horta da unidade, é mais uma estratégia utilizada no serviço para auxiliar no tratamento dos pacientes.

 

“A gente fez a cartilha para que as famílias possam conhecer o valor nutritivo das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) e que a alimentação delas passe a considerar essas fontes naturais, que são da nossa região. A ideia é estimular os pais a consumirem e colocarem isso na alimentação das crianças”, comenta Mônica.

 

“Nós estimulamos a criança a entrar em contato com a terra, que saiba de onde vem o alimento e conheça os alimentos regionais. A gente precisa resgatar essa questão das hortaliças regionais e as nossas crianças precisam e merecem conhecer isso”, complementa Fabiana.

 

No dia a dia da unidade, as crianças atendidas no local participam de oficinas sobre plantio das Panc e, a cada atividade, elas vão adquirindo conhecimento. “Outro dia uma criança falou: ‘nossa, não sabia que isso (cará-moela) era de comer. Na casa da minha vó estraga’. Olha que interessante esse experiência”, afirma Mônica.

 

Relevância – A titular da Secretaria Executiva Adjunta de Atenção Especializada da Capital da Susam, Dayana Mejia, destacou a relevância do projeto para o serviço oferecido no CAIC, que já é referência na rede estadual de saúde.

 

“Quando a gente fala de comida, a gente fala de construção fisiológica, cultural, de saúde. Verdadeiramente, nós somos o que comemos. Por isso um trabalho desses é digno de todos os elogios. Assumimos aqui o compromisso de apoiar ainda mais essas unidades que terão um olhar especial deste novo governo”, afirmou Dayana.

 

Atendimento integral – A diretora do Caic, Elcileide Pereira da Silva, informou que os serviços de Endocrinologia Pediátrica e Nutrição já atenderam mais de 2,7 mil crianças. O acesso ao atendimento é feito de forma referenciada, via Sistema de Regulação (Sisreg) por ser uma especialidade. “Aqui, um serviço complementa o outroe, nisso, conseguimos oferecer um atendimento integral às crianças com doenças metabólicas”, destaca a diretora.

 

A cartilha “Horta das Crianças – Conhecendo nossas Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc)” teve a revisão botânica do Dr. Valdely Ferreira Kinupp e a colaboração da nutricionista e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Dionísia Nagahama.

 

Com linguagem divertida e simples, a publicação apresenta algumas das Panc cultivadas na horta do Caic, falando das suas características, valor nutritivo e receitas. O lançamento da cartilha foi realizado na sexta-feira (03/05).

 

Para tornar a leitura mais atrativa, a cartilha ganhou ilustrações e os nomes das plantas receberam adaptações alternativas bem humoradas, de forma que despertassem o interesse e fixassem melhor na memória das crianças.

 

Para tirar o projeto do papel, Mônica e Fabiana contaram também com o apoio de patrocinadores. Segundo elas, todo o retorno financeiro com a obra será empregado nos seus projetos dentro da unidade. Um deles é a ampliação da horta.