Município de Manicoré recebe obras de recuperação em mais de 20 ruas

Os trabalhos de recuperação do sistema viário de Manicoré (a 390 quilômetros de Manaus) contemplam 29 ruas, que correspondem a 18,6 quilômetros de obras em execução. As obras foram retomadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), e estão sendo realizadas em duas frentes de intervenção para garantir melhorias no escoamento agrícola e na qualidade de vida da população.

Em 19 ruas estão sendo realizados os serviços de pavimentação, totalizando 11,4 quilômetros, e os serviços de tapa-buraco em outras 10 vias, com 7,2 quilômetros de intervenção. As ruas do município também recebem drenagem, meio-fio e calçamento.

Nas ruas da cidade, estão sendo utilizadas 12,9 toneladas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), um revestimento asfáltico de qualidade e com alta durabilidade. Apesar do período chuvoso, típico da região, as obras em Manicoré estão bem adiantadas.

De acordo com o titular da Seinfra, Carlos Henrique Lima, o Governo do Estado tem investido na qualidade dos materiais utilizados para a recuperação do sistema viário tanto de Manicoré quanto dos demais municípios amazonenses.

“São materiais resistentes e que garantem maior vida útil nas obras realizadas no estado. Nosso objetivo é prestar um serviço de qualidade para os municípios do interior, e entendemos que, com um serviço de infraestrutura bem executado, a população poderá exercer seu direto de ir e vir com dignidade”.

Com quase 55 mil habitantes, a principal fonte de renda da população de Manicoré vem da produção agrícola, principalmente com o cultivo da banana, melancia e produção de farinha, destacando-se como o maior produtor de banana e melancia do estado. Deve-se ainda ressaltar a importância do comércio e do potencial extrativista, baseado na borracha e na castanha, motivo para que a infraestrutura do sistema viário esteja bem conservada.

Pacote de obras – O município de Manicoré está inserido no pacote de obras lançado pelo Governo do Estado em março deste ano. Neste mês de junho, a Seinfra retomou a execução de obras de infraestrutura que se encontravam paralisadas desde o ano passado, em 11 novos municípios. Nas cidades de Autazes, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Parintins e em trechos da Rodovia AM-070 (Manoel Urbano), as obras estão em andamento.