Governo resgata Fórum de Gestores buscando fortalecimento das políticas de Ciência e Tecnologia

A inserção de emenda parlamentar ao Orçamento destinando recursos para novos projetos e a expansão de ações para os municípios do interior foram algumas das deliberações da 12ª Reunião do Fórum de Gestores de Instituição de Ensino, Pesquisa e Inovação. O encontro, realizado na terça-feira (28/05), na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), reuniu reitores de universidades públicas e particulares e gestores de instituições de pesquisa e fomento. O fórum estava inativo havia cinco anos.

Promovido pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), o encontro teve como princípio o realinhamento e a colaboração permanente entre as instituições do setor, a partir da troca de experiências e da cooperação técnica entre os parceiros. A secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Tatiana Schor, destacou, na abertura do evento, a importância da sintonia entre as instituições para garantir a estruturação e o fortalecimento das políticas públicas de Ciência e Tecnologia.

“Quando estamos dispersos, perdemos capacidade de articulação, de recursos, de inserção no sistema”, resumiu Schor. O momento difícil, com cortes de verbas para instituições de ensino e pesquisa, é uma realidade, reconheceu a secretária, que vai exigir dos gestores mais engajamento e iniciativa para buscar alternativas de financiamentos e busca de recursos.

Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado Serafim Correia (PSD) foi convidado para o encontro e sugeriu aos participantes que, a exemplo de outros segmentos da sociedade, os gestores da área de pesquisa e inovação, encaminhem aos parlamentares propostas de emendas impositivas que venham a assegurar recursos para os projetos do setor.

“É um mecanismo de pressão, deve ser utilizado sem receio”, recomendou o parlamentar.

Também participaram da reunião o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, e a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, entre outros.

Expo-CTI – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento tradicional do calendário de popularização e divulgação da Ciência promovido pelo Governo Federal, com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil, deve ganhar nova roupagem no Amazonas.

A intenção é lançar a Expo-CTI, um evento com maior apelo à participação de diversos segmentos da sociedade, a ser realizado em novembro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, com transmissões via Central de Mídias da Seduc.

Outro passo decisivo para o fortalecimento do sistema de Ciência e Tecnologia será a realização da conferência estadual visando a criação do Conselho de Ciência e Tecnologia, o qual terá a tarefa de definir políticas públicas de CT&I.

Calendário – As próximas reuniões dos Forum de Gestores foram definidas para os dias 27 de agosto, 12 de novembro e 18 de fevereiro de 2020.