Governo do Amazonas reativa Conselho Estadual da Juventude

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), realizou, na manhã desta sexta-feira (14/06), na Arena da Amazônia, a Conferência Estadual Extraordinária de Juventude do Amazonas.

 
Estiveram presentes pela manhã a secretária Nacional de Juventude, Jayana Nicareta, que ressaltou a importância da reativação do Conselho Estadual de Juventude do Amazonas (Cejam). “Reativar o Cejam é construir uma relação entre governo e a sociedade civil, e assim juntos pensarmos as políticas públicas para a juventude amazonense”, destacou.
 
Para o secretário adjunto de Juventude da Sejel, Adérito Penafort, a reativação do Cejam mostra a preocupação do Governo do Estado com a juventude. “A volta do Cejam, que esteve parado por quase cinco anos e agora foi reativado, só demonstra a preocupação e o compromisso do governador Wilson Lima com a nossa juventude”, ressaltou.
Estiveram presentes representantes de municípios do interior do estado, que aproveitaram para manifestar a importância da reativação do Conselho de Juventude, como Benedito Rondinelle, secretário de Juventude de Eirunepé, município distante 1159 km de Manaus. Ele elogiou a iniciativa. “O Conselho da Juventude é um importante instrumento de diálogo entre o poder público e a sociedade para discutir soluções para os problemas juvenis que de nossos municípios”.
Além da presença de gestores de Juventude, estiveram na conferência diversos representantes dos movimentos sociais juvenis, que falaram de seus anseios e perspectivas após consolidação do conselho. Na ocasião, foram empossados nove membros da sociedade civil e nove do poder público para o biênio 2019-2021.
 

Adelon Murari Pinto Lima – Associação Difusão Amazonas – Coletivo Difusão.
Elizania da Silva Mendes – Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas – MEIAM.
Ivan de Miranda Lemos – Central de Movimentos Populares – CMP.
Karen Francis Maia – “Miga, Sua Lôca!” Cultura Diversidade.
Lucas Pinheiro Bastos – União Estadual dos Estudantes – UEE.
Luiz Raphael Gadelha dos Santos – União dos Escoteiros do Brasil – Região do Amazonas.
Raely Cardoso de Carvalho – Pastoral da Juventude – PJ.
Samara Pantoja Marinho – Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia – IAJA.
Taly Nayandra Figueira dos Santos – Ocupa Minart.
 
Sobre o Cejam – O Conselho Estadual da Juventude do Amazonas é um órgão colegiado, consultivo, normativo e deliberativo, integrante da estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer, nos termos do artigo 3º, inciso I, alínea b da Lei delegada nº 85, de 18 de maio de 2007, tem por finalidade debater e analisar a situação da juventude do Estado, propor políticas públicas que respondam às demandas juvenis e que garantam sua integração ao processo social, político, econômico e cultural do Amazonas.