Governador Wilson Lima anuncia implantação do Prosamim na cidade de Parintins

O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (26), no município de Parintins (a 363 quilômetros de Manaus), a inclusão da cidade nas ações do Programa Social e Ambiental dos Igarapés (Prosamim). Na Ilha Tupinambarana, as obras vão compreender a requalificação socioambiental e urbanização da Lagoa da Francesa e dos bairros Castanheira, Santa Clara, Palmares e Santa Rita de Cássia.

Estudos e projetos serão realizados na localidade para levantar as informações da área sobre requalificação socioambiental, reassentamentos, sistemas de água e esgoto e urbanização. A obra na cidade faz parte da nova etapa do programa a ser financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). O programa vai contemplar, além de Parintins, outros três municípios a serem definidos pelo governador.

 

“O BID está concedendo a oportunidade de abrir outros projetos de saneamento, a exemplo do que está acontecendo no município de Maués, que é o Prosai (Programa de Saneamento Integral de Maués), que vamos entregar no mês de setembro deste ano. Devemos fazer, no prazo de um ano, o estudo dessa área, que não envolve só a Francesa, mas outros quatro bairros. Daqui a um ano, vamos estar apresentando como vai ficar, sabendo se será possível construir casas ou não, pois tudo isso está sendo levado em consideração. Isso significa trazer respeito e dignidade para esse povo que mora nessa área”, explicou o governador.

 

Uma das áreas de intervenção é a Lagoa da Francesa que fica próxima ao centro da cidade e é bastante utilizada como porto de pequenas embarcações de lazer e turismo. O local tem potencial turístico e com as intervenções pode trazer resultados promissores para o turismo local e para a qualidade de vida da população.

Prosamim – O Prosamim contribui na solução dos problemas ambientais, urbanísticos e sociais que afetam a cidade de Manaus e seus habitantes. Atualmente, o programa está em sua terceira fase, chamada de Prosamim III, pois se trata do terceiro contrato de empréstimo firmado junto ao BID.

 

Preparação – Com o encerramento do Prosamim III em 2020, o Governo do Amazonas iniciou a preparação de estudos e projetos para a etapa IV que inicia no ano de 2021. O tempo estimado de preparação e aprovação dos estudos é de 12 a 18 meses. O valor a ser investido dependerá do resultado dos estudos de preparação, de decisão de Governo e da capacidade de endividamento do Estado.

“O governador está decidindo pelos demais municípios. Ele já se decidiu por Manaus, em uma área de intervenção que ele ainda vai anunciar. Mas hoje foi Parintins, como um dos escolhidos, para o prolongamento do Prosamim para o interior do Estado”, destacou o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo.

ProsaiMaués – A experiência do Programa de Saneamento Integral de Maués (ProsaiMaués) foi um dos fatores que colaboraram para que o governador Wilson Lima ampliasse o programa para outros municípios amazonenses. O ProsaiMaués busca contribuir para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais  da cidade. As obras estão com mais de 90% de conclusão e devem transformar Maués no município amazonense com maior cobertura de água tratada do Estado.