FVS-AM aborda importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho com massagens e orientações

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do setor de Saúde Preventiva, proporciona, de quarta-feira (5) a sexta-feira (7), massagens e orientações sobre a importância da postura corporal para uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho. O evento ocorre na sala de reunião do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), na sede da FVS-AM, no bairro Colônia Santo Antônio, zona norte de Manaus.

A assistente social Jakeline Cruz, 32, do Saúde Preventiva, apontou que a iniciativa busca estratégias de promoção em saúde dos servidores, buscando combater sintomas de cansaço físico, estresse, tensão muscular, tendinite e Lesão por Esforço Repetitivo (LER).
“Como muitos funcionários ficam a maior parte do tempo sentados, é importante parar e pensar um pouco sobre como está a nossa postura corporal para evitar problemas de saúde”, afirmou Jakeline.
Cada grupo inclui sete funcionários e dura entre 30 e 40 minutos. São, pelo menos, quatro turmas oferecidas por turno. A equipe menciona os benefícios de fortalecer a musculatura das costas, abdômen e pé. Segundo Jakeline, todos os servidores, estagiários e demais funcionários podem participar.
A servidora Tatiana da Silva, 38, da Gerência de Orçamento e Finanças (GOF) da FVS-AM, participou do primeiro grupo. “Muito bom e fiquei bem relaxada. Gostei bastante da parte sobre a importância de evitar retenção de líquido”, afirmou.
No Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen), que faz parte da FVS-AM, o serviço foi ofertado nos dias 3 e 4 de junho.
Vibroterapia – Um dos temas abordados entre os servidores, pela equipe da Procorpofisio, é o benefício da vibroterapia, uma modalidade de terapia promovida por vibrações de terapia por pulsos e ondas eletromagnéticas através de vibrações por equipamentos eletrônicos de massagens corporais, sendo ela reconhecida pelo Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito), indicada para uma série de enfermidades.
Entre os benefícios estão a estimulação do sistema nervoso e sanguíneo; maior flexibilidade articular; redução do efeito de perturbação digestiva; estimulação no sistema imunitário; auxílio na redução dos inchaços; dormências; formigamentos e cansaços físicos; relaxamento muscular; redução do stress, insônia e enxaqueca; ação no sistema nervoso central, aliviando lombalgia e dores corporais.