Decisão da Copa Cidade de Manaus de Basquete será nesta quinta-feira (15/08)

O Governo do Estado vai disponibilizar uma grande estrutura para o público que for à Arena da Amazônia Vivaldo Lima, no próximo domingo (18/08), a partir das 15h, conferir a final do Campeonato Brasileiro da Série D, entre Manaus F.C. e Brusque, de Santa Catarina. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (15/08), em entrevista coletiva com os representantes das secretarias de Segurança Pública (SSP-AM), de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), da Pessoa com Deficiência (Seped), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Também estiveram presentes servidores de órgãos municipais como Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu), responsável pela organização do trânsito.

A Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi) será responsável pela coordenação do esquema de segurança montado para garantir a tranquilidade dos torcedores que irão ao estádio. Uma estrutura do Centro de Comando e Controle Integrado (CICC) da SSP-AM será montada dentro do estádio para o monitoramento do perímetro em torno da arena. Serão 800 homens da segurança pública, sendo 600 policiais militares.

“Teremos trabalhando policiais militares, civis, bombeiros e servidores do Detran-AM, de maneira que tenhamos um evento mais tranquilo possível. Estaremos com a estrutura da Delegacia Móvel montada, e o sistema de Segurança Pública estará atento, com policiamento velado, para que não haja extorsão dos torcedores que forem ao jogo e queiram estacionar nas redondezas”, informou o secretário Louismar Bonates.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, homens do Batalhão de Choque, da Cavalaria da Polícia Militar, Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), farão a segurança externa do estádio antes, durante e depois do jogo. “Neste dia teremos, aproximadamente, 1,4 mil policiais atuando na segurança da cidade de Manaus, tanto diretamente no jogo, quanto no policiamento rotineiro”.

O Immu vai realizar mudanças no trânsito no entorno da arena. A partir das 8h de domingo, a avenida Flaviano Limongi será interditada. Ao meio-dia, será a vez da avenida Constantino Nery, no sentido Bairro-Centro, e neste mesmo horário serão abertos os portões do estádio para a partida.

Apoio ao time – O titular da Sejel, Caio André de Oliveira, destacou os incentivos do Governo do Estado dados ao futebol local e assinalou o momento vivido pelo Manaus Futebol Clube, em pouco mais de seis anos de existência. “É uma data histórica, e o Governo está dando todo apoio não apenas para o Manaus. Desde o começo da nossa gestão, desoneramos a utilização de todas as praças esportivas da Sejel, como Arena da Amazônia, Estádio da Colina e Estádio Carlos Zamith, contribuindo com o crescimento dos times locais do futebol profissional”, pontuou.

Caio André também informou que a secretaria já trabalha na recuperação da numeração dos assentos da Arena da Amazônia, conforme determina o Estatuto do Torcedor, para que nos próximos jogos os ingressos sejam todos com numeração marcada. “Desde a Copa do Mundo de 2014 que não havia manutenção no estádio em relação à numeração de cadeiras, e nós, por determinação do governador Wilson Lima, já estamos contratando uma empresa para que se realize esse processo de identificação das cadeiras”.

Foram colocados à venda, pelo Manaus Futebol Clube, 38 mil ingressos para a partida de domingo (18/08). No final da manhã desta quinta-feira (15/08), o time anunciou que todos os ingressos para arquibancada foram vendidos, estando disponíveis ainda entradas para cadeiras no setor de área VIP.