Campanha ‘Doe um brinquedo e ganhe sorrisos’ arrecada 20 mil brinquedos e sete mil crianças recebem presentes durante corrida infantil em Manacapuru

Evento contou com ações de várias secretarias de estado em parceria com a Prefeitura do município

A terceira edição da Corrida dos Curumins, organizada pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer do Amazonas (Sejel), aconteceu neste sábado (12/10), em Manacapuru, em celebração ao Dia das Crianças. O evento, que ocorreu pela primeira vez no interior, contou com a presença da primeira-dama do estado, Taiana Lima, que realizou a entrega de presentes arrecadados através da campanha “Doe um brinquedo e ganhe sorrisos”, idealizada por ela através do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Com o sucesso de arrecadação foi possível entregar brinquedos para várias comunidades rurais. A primeira-dama encabeçou uma grande carreata em direção a Manacapuru, onde diversas secretarias e órgãos do Estado participaram, e fizeram entregas de mais de três mil brinquedos.

“Estou muito feliz de estar participando com a criançada de Manacapuru, esse lindo projeto que é o ‘Doe um brinquedo e ganhe sorrisos’. Uma campanha que foi abraçada fortemente por todas as secretarias do Governo do Estado, pessoas também de fora participaram, doaram, amigos, pessoas que a gente não conhece e que vieram e abraçaram essa causa. Então, é uma satisfação! ”, afirmou Taiana.

Através do suporte da Prefeitura de Manacapuru, uma estrutura foi montada no Parque do Ingá para a realização da Corrida dos Curumins, evento infantil da Sejel que aconteceu pela primeira vez fora de Manaus e registrou um número expressivo de inscritos.

Para o titular da Sejel, Caio André de Oliveira, a união das secretarias foi fundamental para que o evento reunisse um grande número de pessoas. “Tanto a Corrida dos Curumins quanto a campanha “Doe um brinquedo e ganhe sorrisos” foram um sucesso. A união das secretarias em prol dessa causa foi de suma importância e isso só mostra o quanto o Governo do Amazonas e as pastas estão empenhadas em ajudar a população e proporcionar um Dia das Crianças de muito lazer, diversão, inclusão e solidariedade”, destacou.

Participaram da corrida crianças com idades de 2 a 12 anos, que, ao final do percurso, receberam uma medalha, como o Miguel, de 4 anos. O pai dele, Aldemir Félix, de 43 anos, falou porque decidiu celebrar a data com o filho na Corrida dos Curumins.

“Primeira vez que ocorre em Manacapuru essa corrida, e é uma competição muito bacana, numa data importante que é Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida. Então, eu trouxe o Miguel para se entreter com as demais crianças. A alegria, a brincadeira para as crianças, esse momento de diversão é imensurável para elas. Então o Miguel hoje veio participar, ganhou sua medalha de campeão e um brinquedinho de lembrança”, afirmou.

Além da corrida, o evento contou com espaço kids, biblioteca volante, bicicletário e uma estrutura montada exclusivamente para a distribuição de brinquedos para cerca de sete mil crianças presentes na ação.

Ações paralelas – Além da Sejel, outras secretarias de Estado também ofereceram ações para as crianças e adultos da terra da ciranda. A Secretaria de Estado de Cultura levou a Trupe Trilhares e o Grupo Alecrim Nativo, com apresentação de cantigas de rodas e maquiagem infantil.

O Ipaam montou uma biblioteca móvel em um micro-ônibus transformado em espaço para leitura com um acervo de mais de 600 exemplares de livros sobre meio ambiente e temas relacionados à Amazônia e ao Amazonas.

A Seped ofereceu um espaço totalmente exclusivo para Pessoas com Deficiência. A Corrida dos Curumins também teve a participação de várias crianças com deficiência, dentre elas a pequena Eloá Andrade, que tem dois anos e possui paralisia cerebral. A mãe, Diana Andrade, falou sobre a emoção de ver a filha participando de um evento bastante inclusivo.

“A inclusão social é tudo na vida dela. Portanto, participar de uma competição dessa mostra que, mesmo com alguma limitação, ela poder se inserir, afinal, Eloá é uma criança como qualquer outra, com os mesmos direitos, que precisa sorrir, brincar e ser feliz”, concluiu.