O Amazonas vai ampliar a vacina de HPV para meninos de 11 a 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Atualmente, o Estado vacina meninos de 12 e 13 anos.
Com a inclusão desse novo público, que equivale a mais 80 mil adolescentes, a meta para 2017 é vacinar 80% de uma população de, aproximadamente, 160 mil meninos de 11 a 15 anos.
A ampliação da faixa etária foi uma indicação dos Estados, e anunciada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta terça-feira, 20. Segundo o MS, o órgão já comunicou todas as secretarias de estado de Saúde do País sobre a decisão.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), enfermeira Izabel Nascimento, ressalta que o desafio agora é conscientizar os pais a levarem os filhos às unidades de saúde que aplicam a vacina.
“O desafio é e sempre foi conscientizar os pais a levarem seus filhos para vacinar. Porque uma criança jamais irá fazer isso sozinha. Portanto, é muito importante que os pais cuidem da saúde desses adolescentes”, aconselha Izabel.
A vacina de HPV é aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde dos municípios. Na rede estadual, as doses podem ser encontradas nos 12 Centros de Atenção Integral à Criança (Caic).
A estratégia de vacinar meninos iniciou em janeiro desse ano. O objetivo é protegê-los contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. Em meninas, a vacinação ocorre no Amazonas desde 2013.
A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.
Os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de câncer no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes. Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal e orofaringe são atribuíveis à infecção pelo HPV.
Em 2017, o Amazonas recebeu 55.300 doses da vacina HPV. De janeiro até aqui, 26,6% da população de 84,3 mil meninos com 12 e 13 anos tomaram a primeira dose da vacina. Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina HPV, com intervalo de seis meses entre elas.
A vacina disponibilizada no SUS é a quadrivalente e já é ofertada no Amazonas para as meninas desde 2013. A vacina confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.
Izabel Nascimento diz que para ampliar a cobertura vacinal, municípios com maior capacidade financeira e de recursos humanos têm realizado ações de vacinação nas escolas. Esse tipo de estratégia tem sido adotado principalmente no interior, informou a coordenadora.
Para conscientizar os meninos na busca da vacina, o MS planeja, para o próximo mês de julho, período de férias escolares, campanha direcionada a este público, com o intuito de aumentar a cobertura nessa população.
Além disso, a vacina de HPV também fará parte do elenco de vacinas a serem ofertadas na Campanha de multivacinação que acontecerá no período de 11 a 22 de setembro. O Dia D da campanha de vacinação será dia 16 de setembro.
Saiba mais
De 2013 até aqui, 397 mil meninas de 9 a 15 anos foram vacinadas contra o HPV (1ª e 2ª doses). Foram 233 mil com 1ª doses (82,9% de cobertura) e 164 mil com a 2ª dose (58,2% de cobertura).
Fonte: Governo do Amazonas