Amazonas To Go auxilia turistas na compra de acessórios e adereços artesanais

Todos os empreendimentos sugeridos na plataforma têm o Cadastur, do Ministério do Turismo e exercem atividades turísticas regularmente

blank

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Com a celebração do Festival de Parintins, os brincos, colares e acessórios artesanais ganham destaque por manter a inspiração regional e indígena. E para garantir o adereço ideal na hora de brilhar durante o maior festival folclórico do mundo, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) listou empreendimentos presentes na ferramenta Amazonas To Go, que ganhou uma aba especial que direciona para a Ilha da Magia (a 369 quilômetros de Manaus).

Mira Artesanato

Uma das lojas que está credenciada na plataforma é a Mira Artesanato, localizada na avenida Nações Unidas, n° 3213, área central da cidade. A artesã Mira Oliveira, que tem a vida ligada ao festival, trabalha há mais de 30 anos com a confecção de acessórios e conta que aprendeu as técnicas com o pai, que foi um dos primeiros tuxauas da Associação Folclórica Garantido. Peças criativas dos bumbás Caprichoso e Garantido que misturam azul e vermelho, além de peças neutras podem ser encontradas no empreendimento.

“Vi muito meu pai confeccionando a indumentária dele, então eu fui aprendendo. Depois coloquei alguns acessórios para vender e desde então tudo que conquistei foi através do artesanato. Hoje trabalho com minha sobrinha e meu marido atendendo encomendas de todos os lugares do Brasil e até fora do país”, conta a artesã.

Foco e paixão

Outra alternativa para comprar adereços mais estilizados é a loja Socorro Rodrigues, localizada na rua Maués, nº 1162, anexo do Mercadinho Popular. A parintinense que dá nome ao espaço lembra que iniciou a loja vendendo suas criações e, hoje é referência e ponto de encomendas para clientes de Parintins, Manaus e outros estados.

“Eu comecei quando tinha nove anos com a minha tia Luzia, eu fazia confecção de blusas e muitos acessórios. Hoje trabalhamos com oito famílias grandes de artesãs, somente uma família tem 14 pessoas. E para o festival, já começamos os trabalhos desde janeiro. Tenho foco e paixão nele”, comenta Socorro.

Vitrine Cabocla

Cerca de cinco artesãos possuem acessórios expostos na Vitrine Cabocla. A loja possui um modelo de negócios colaborativo, onde abre espaços para reunir peças de artesãos, sendo adereços, acessórios dos bois e blusas de confecção de artistas locais e exclusivos, como exemplo a Harpya. Priscila Bulcão, proprietária do espaço localizado na Avenida Amazonas, n° 2911, Centro, iniciou a busca in loco de todos os artesãos para expor o trabalho.

“A idealização da loja é fomentar o trabalho dos artesãos, sendo importante ter um espaço físico para expor e que não gere custo alto para cada um deles. Começamos em 2015 e a procura e aceitação foi rápida”, comemora.

blank

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Amazonas To Go

Ao todo, cerca de 20 lojas de adereços e artesanato são cadastrados e regularizados na plataforma Amazonas To Go. Nenhum dos empreendimentos usam penas naturais nos adereços e seguem as diretrizes e normas de um turismo seguro e consciente. A Amazonastur alerta aos brincantes e visitantes sobre cuidados na hora de comprar artesanatos: o comércio e uso de penas naturais em artesanatos é crime.

Além do artesanato, é possível, ainda, pesquisar na ferramenta digital sobre o Festival de Parintins e sobre a cidade, além de encontrar atrativos turísticos e opções de coisas para fazer, meios de hospedagens, agências de turismo, restaurantes, entre outros serviços.

As empresas sugeridas estão presentes no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur), e exercem atividades turísticas regularmente.

O visitante pode acessar o Amazonas To Go por meio do contato +55 92 99356-8775 ou do QR Codes encontrados nos principais atrativos turísticos que redirecionam para o serviço. A ferramenta está disponível em português, inglês e espanhol.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur