Amazonas terá plano de recuperação econômica para empreendedorismo

Amazonas terá plano de recuperação econômica para empreendedorismo

No mês em que acontece, em nível nacional, a Semana do Microempeendedor, o Amazonas sai na frente com a aprovação, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam),  de um Projeto de Lei (PL) do deputado Adjuto Afonso (PDT), que estabelece diretrizes para um plano de auxílio e recuperação econômico-financeira para essas modalidades empresariais.

Amazonas terá plano de recuperação econômica para empreendedorismo

Essa recuperação economic0-financeira é destinado às Micro e Pequenas Empresas, Microempresas Individuais (MEIs), Cooperativas e empreendimentos econômicos solidários no Amazonas, como forma de amenizar prejuízos em razão da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 nesses segmentos.

“A crise econômica desencadeada pela Covid-19 exigiu medidas rígidas de isolamento, face ao perigo real do avanço da pandemia. Precisamos de ações estratégicas para conter também o risco da vulnerabilidade social que acomete micro e pequenos empreendedores. É imprescindível que o estado crie condições para alterar este prognóstico por meio de políticas públicas de auxílio econômico enquanto perdurarem tais ameaças”, ressalta o parlamentar.

O Projeto de Lei aprovado define que o plano de auxílio e recuperação econômico-financeira deverá se pautar em conceder ajuda financeira aos segmentos que, durante a vigência da pandemia, preferencialmente, aos empreendimentos em que não há possibilidade de continuar o funcionamento por meio de sistema de entregas (delivery) a fim de que estes possam arcar com as suas obrigações, principalmente trabalhistas.

Uma das sugestões, está a criação de um conselho para auxiliar esses segmentos que contribuem significativamente com a economia do Estado e a não cobrança (enquanto perdurar o plano de contingência para combate à doença, pelo período de 60 dias após o seu encerramento) de protesto de títulos e demais taxas cartorárias; o vencimento das faturas de serviços essenciais ao funcionamento do empreendimento (água, luz, telefonia, internet), sendo proibida a interrupção do serviço; e, o vencimento das faturas de plano de saúde empresariais de seus empregados, sendo proibida a interrupção do serviço.

O deputado Adjuto Afonso é presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Frempeei), que está preparando ações para integrar a Semana do Microempeendedor, que acontece no período de 10 a 14 de maio, em nível nacional, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).