A campanha de vacinação contra a gripe no Amazonas foi prorrogada até o dia 31 de janeiro de 2025. A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP), busca ampliar a cobertura vacinal, que atualmente está em 32,49%. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, protegendo a população e prevenindo complicações, especialmente em pessoas com doenças crônicas e respiratórias.
Baixa adesão preocupa autoridades
Com a adesão ainda baixa, a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, enfatiza a importância de que as pessoas incluídas nos grupos prioritários compareçam aos postos de vacinação. Segundo a secretária, manter-se imunizado é fundamental para reduzir o impacto de doenças respiratórias. “Peço aos amazonenses que busquem a imunização. A vacina é rápida e segura”, destacou Maksoud, reforçando a segurança da vacinação para a população.
Proteção para o período sazonal
Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, explica que a vacinação agora pode evitar picos de doenças respiratórias, comuns nos últimos meses do ano. Ela alerta que os grupos prioritários devem atualizar a caderneta de vacinas antes do período sazonal de vírus respiratórios. Amorim também lembra que a imunização previne a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que já registrou 1.604 casos no Amazonas em 2024.
Público-alvo da campanha
A campanha abrange crianças, idosos, gestantes, profissionais da saúde, e outros grupos específicos, como caminhoneiros e professores. A vacinação ajuda a proteger as pessoas mais suscetíveis a complicações da gripe, reduzindo o risco de doenças graves como pneumonia. Além disso, a SES-AM recomenda medidas de prevenção, como higienizar as mãos e utilizar máscaras em caso de sintomas respiratórios.
Foto: Divulgação/FVS-RCP
O público-alvo deve se vacinar o quanto antes para evitar complicações futuras. Acompanhe nossos conteúdos para mais informações sobre saúde e bem-estar. https://banzeironews.com/