AMAZONAS ENERGIA NA BERLINDA: MPE E OAB ENTRAM NA BATALHA EM FAVOR DOS CONSUMIDORES

A Amazonas Energia teve uma semana digna de quem está passando por um inferno astral dos mais severos. Na segunda-feira (14), o Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) anunciou a instauração de um inquérito civil para investigar denúncias de cobrança majorada nos medidores da empresa. Na terça (15), durante sessão itinerante da CPI da Energia da Assembleia Legislativa, no bairro do Japiim, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (IPEM-AM) revelou que foram detectados mais 26 medidores irregulares registrando consumo além do devido pelos consumidores.

OAB ENTRA EM CAMPO

Na quarta-feira (16), foi a vez da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) protocolizar ofício destinado à empresa, por meio de sua Comissão de Defesa do Consumidor, cobrando que a empresa informe as providências que serão tomadas para ressarcir os consumidores que foram lesados pelos medidores irregulares. A OAB estipulou um prazo de cinco dias para a Amazonas Energia responder aos questionamentos.

A PROEZA DE UNIR SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a empresa conseguiu a proeza de unir governistas e opositores sob o mesmo discurso. Adversários ferrenhos, a deputada Joana Darc (PL) e o oposicionista Wilker Barreto (sem partido), fizeram pronunciamentos contra a Amazonas Energia. Na sessão itinerante da CPI da Energia, realizada nesta sexta-feira (18), em Barcelos, as denúncias contra a empresa também deram o tom do encontro.

DAVID QUER MAIS UMA MEDALHA DE OURO

Durante toda semana, o prefeito David Almeida (Avante) bateu repetidamente em uma tecla: quer que Manaus lidere o ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Atenção Básica (Ideb), promovido pelo Ministério da Educação. A meta foi estabelecida após a capital ficar em 1º lugar no índice final do “Previne Brasil”, com o melhor sistema de Atenção Básica na Saúde, e ter terminado 2021 como o Sine que mais emprega no País. Ou seja, o prefeito quer mais uma medalha de ouro para Manaus.

DESAFIO AOS GESTORES

A primeira vez que David Almeida manifestou publicamente seu novo objetivo foi durante a cerimônia de abertura do ano letivo totalmente presencial, na última segunda-feira (14), ao se dirigir diretamente ao secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino. Na última quinta-feira (17), o prefeito voltou a desafiar os gestores municipais a buscarem a excelência nas unidades de ensino da cidade, em reunião administrativa realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

COMANDANTE VAI SER OUTRO

O titular da Semed, Pauderney Avelino, afirmou que o desafio proposto pelo prefeito de Manaus está alinhado com o planejamento previsto pela secretaria para 2022. A questão é que o comandante do barco será provavelmente outro, já que Pauderney deve deixar o cargo até março para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. E aí David se vê com mais um desafio pela frente: escolher um nome de comprovada competência técnica para levar a cabo seu plano de colocar Manaus no topo do pódio da Educação no Brasil.

REFORÇO NO AVANTE

Como já havia informado ao Rebojo, o ex-deputado federal e ex-vereador Gedeão Amorim assinou na noite desta quinta-feira (17) sua ficha de filiação ao Avante, do prefeito David Almeida. A cerimônia foi realizada no Auditório Belarmino Lins, localizado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e contou com a presença do presidente estadual da sigla, o prefeito de Manaus, David Almeida, que comentou sobre os reforços que têm obtido para o partido, citando o ex-vereador Chico Preto, que garantiu também estar migrando para a sigla.

MAIS NOVIDADES

David Almeida também anunciou que, nos próximos 30 dias, haverá mais novidades no partido. Dentre as novidades não especificadas pelo prefeito, espera-se a filiação do secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, e também do ex-presidente estadual do PDT, Hissa Abrahão, que esteve visitando obras nesta quinta-feira (17) com David e Sabá, num claro sinal de que está se aproximando do grupo. O prefeito afirmou ainda que o grupo político pretende eleger quatro ou cinco deputados estaduais e quatro federais.

DISPUTA PELA REITORIA DA UEA

Duas chapas já foram homologadas para disputar a reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Na quinta-feira (17), os professores Alcian Pereira de Souza e Cleto Cavalcante confirmaram a inscrição da chapa 22. Já nesta sexta-feira (18), os professores André Zogahib e Kátia Couceiro inscreveram a chapa 19, que tem como slogan de campanha ‘Gestão, participação e respeito’. A eleição está marcada para ocorrer no dia 20 de março.

R.I.P HONDA

A morte da cadela Honda, integrante da guarnição canina da Polícia Militar do Amazonas, ganhou destaque nacional ao ser publicada pelo portal Metrópoles, um dos abrigados pelo UOL. Honda também mereceu deferência do Governo do Estado, que emitiu nota a chamando de “Heroína de quatro patas” e exaltando seu legado. A “supercondecorada” Honda faleceu nesta quarta-feira (16), ao proteger seus companheiros que seriam atacados por uma onça pintada durante operação no município de Urucará, o que foi classificado como “seu último gesto de lealdade e proteção”.