Amazonas encerra participação nos Jogos Universitários Brasileiros com 12 medalhas

Modalidades coletivas e individuais garantiram premiações.

Os Jogos Universitários Brasileiros 2022 (JUBs) chegaram ao fim e o Amazonas encerrou sua participação conquistando 12 medalhas ao longo da competição. Nesta edição, a maior de todos os tempos, aproximadamente sete mil atletas de todo o Brasil participaram do evento, que foi sediado em Brasília.

Ao todo, a delegação amazonense conquistou 12 medalhas, sendo quatro ouros, duas pratas e seis bronzes, nas modalidades e-Sports (Clash Royale), wrestling, karatê, natação, voleibol e handebol. Para a presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), Lilian Valente, os jogos mais uma vez foram um sucesso.

“Todo ano buscamos dar condições para que nossos atletas cheguem aos JUBs da melhor maneira. Em 2022 tivemos um bom número de medalhas e é perceptível o quanto o nível da competição aumenta a cada dia. Estamos orgulhosos da delegação amazonense e vamos buscar incentivar e melhorar ainda mais o desporto universitário no estado”, destacou Valente.

Com 138 componentes, a equipe amazonense foi formada por atletas, técnicos, dirigentes e profissionais de saúde. Foram 110 atletas competindo em 13 modalidades como badminton, judô, karatê, wrestling, xadrez, tênis, tênis de mesa, voleibol, futsal, basquete e handebol, e-Sports e natação.

Encerrando sua participação nos JUBs como atleta, o graduando de Direito da Universidade Nilton Lins, Rener Costa, de 25 anos, falou sobre a importância de ter vivenciado a experiência dos Jogos.

“O JUBs foi uma das melhores coisas que já me aconteceram como atleta. O voleibol me proporcionou conhecer vários lugares e pessoas através dessa competição. Vivi momentos inesquecíveis durante esses quatro anos que me moldaram não só como competidor, mas como pessoa. Cada ano teve uma emoção diferente e jogar pela última vez uma competição desse nível foi muito especial e emocionante. É uma experiência inexplicável”, ressaltou o atleta.

O atleta, que atuou como líbero na modalidade voleibol, participou de sete JUBs, dos quais foi campeão invicto no Regional Norte, em 2019; medalha de bronze nos JUBs Praia 2021 e vice-campeão nos JUBs Praia 2022; e bronze na etapa nacional da competição, em 2022, realizada em Brasília.

Os Jogos – Coordenada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), a 69ª edição dos JUBs reuniu aproximadamente sete mil participantes de todo o Brasil, que disputaram em 28 modalidades esportivas, entre individuais e coletivas, nos naipes masculino e feminino. O evento é a maior competição a nível acadêmico da América Latina.

Fonte: Faud-AM