Diante de todo o trabalho realizado ao longo do ano de 2024, o Amazonas garantiu duas premiações de destaque no evento Melhores do Ano, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). A cerimônia foi realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Na oportunidade, a Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud) garantiu o primeiro troféu para o estado, como reconhecimento pelos resultados obtidos durante todo o ano de 2024 e que contribuíram diretamente para o desenvolvimento do desporto universitário nacional.
Para Lilian Valente, presidente da Faud, essa conquista é muito importante para a federação e para o Amazonas como um todo, pois mostra o crescimento e a evolução do esporte universitário no estado.
“Poder receber essa premiação de destaque no Melhores do Ano da CBDU é uma forma de coroar todo o trabalho realizado durante o ano de 2024. Tivemos muitos resultados expressivos, atletas que treinaram e deram o seu melhor, instituições e parceiros que acreditaram e mostraram seu apoio, então tenho certeza que estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais”, destacou.
Em 2024, os atletas universitários do Amazonas participaram de competições nacionais e internacionais, garantindo um total de 42 medalhas e três troféus para o estado, em modalidades individuais e coletivas.
Além da Faud, a atleta Larissa Monteiro, estudante do 5º período de Educação Física da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins), também garantiu o troféu de destaque pela CBDU, na modalidade beach tennis.
“Estou muito feliz e grata por receber essa premiação, representando o esporte que eu amo, o beach tennis. Esse reconhecimento significa muito para mim e é reflexo de muita dedicação, esforço e, claro, do apoio de pessoas incríveis ao meu redor”, ressaltou a atleta, que aproveitou para agradecer por toda confiança depositada em seu trabalho.
“Gratidão à minha professora, Lilian Valente, a quem admiro; à Faud Amazonas, por todo apoio; à minha universidade, Nilton Lins, por acreditarem na minha carreira como atleta universitária e profissional; ao meu namorado, treinador e parceiro Ricari Maciel, por estar sempre ao meu lado em desafios e conquistas; e gratidão à minha família, que sempre me incentivou e garantiu um apoio incondicional a cada passo dado nessa jornada. Esse prêmio é de todos nós”, afirmou.
Em 2024, a atleta amazonense faturou duas medalhas, sendo um ouro na categoria Dupla Mista e um bronze, na categoria Dupla feminina, pelos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia, realizados no mês de agosto, na cidade do Rio de Janeiro. No JUBs Norte, realizado no mês de dezembro, em Manaus, mais uma dobradinha para Larissa, que foi campeã na categoria Dupla Mista e vice-campeã na categoria Dupla feminina.
A premiação – O evento Melhores do Ano é organizado anualmente pela CBDU e foi criado para celebrar as conquistas da temporada anterior e reconhecer aqueles que mais se destacaram. Na cerimônia são premiados atletas, Federações Universitárias Estaduais e Instituições de Ensino Superior, além de instituições, órgão públicos, personalidades e agentes políticos que contribuíram com sua parceria no desenvolvimento do desporto universitário do Brasil.
CBDU Week – Com início na última segunda-feira (24/03), a CBDU encerra nesta quinta-feira (27/03), a CBDU Week, uma semana voltada para atividades que visam elevar e promover o desporto universitário em todo o país.
O evento teve início com a 4ª edição do Summit Universitário, cujo tema foi “Caminhos profissionais: Explorando carreiras no universo esportivo”. O evento incluiu palestras e debates sobre a transição de carreiros do esporte e mercado de trabalho, entre outros assuntos.
Também fez parte da CBDU Week a Assembleia Geral Ordinária (AGO), que contemplou a nova diretoria da CBDU e o calendário de eventos para o ano de 2025.
Para Lilian Valente, que também atua como vice-presidente Regional Norte da CBDU, a experiência foi única. “É sempre bom poder participar e adquirir conhecimentos, principalmente porque tudo o aprendemos aqui, podemos usar para garantir uma boa gestão e melhorar ainda mais o esporte universitário dentro do nosso estado. Vai além da capacitação, é também um serviço para desenvolver e promover o desporto universitário como um todo”, afirmou.
Fotos: Célio Júnior / CBDU