Amazonas e ONU firmam convênio para preservação ambiental

Amazonas e ONU firmam convênio para preservação ambiental. Memorando foi assinado pelo governador Wilson Lima, em Brasília, com a participação de vários governadores.

Amazonas e ONU firmam convênio para preservação ambiental.

O governador Wilson Lima assinou nesta terça-feira (22/2) um Memorado de Entendimento com a Organização das Nações Unidas (ONU).

O documento prevê um entendimento em defesa do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Vários governadores de estados que participam do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal estiveram presentes ao evento.

O memorando propõe a implementação do Fundo Multidoadores das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal Brasileira.

O objetivo é desdobrar e apoiar o planejamento estratégico do Consórcio, em especial a implementação do Plano de Recuperação Verde (PRV).

Consorcio prevé desenvolvimento e preservação da floresta

A ONU será a implementadora do fundo.

Wilson Lima destacou a importância da parceria para superar o desafio de conciliar desenvolvimento à preservação das florestas.

“Além do serviço que já realizamos, essa parceria nos ajudará na capitação de recursos e no desenvolvimento de projetos, vitais nessa área”, salientou.

Sílvia Rucks, coordenadora residente da ONU Brasil, representou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, no encontro.

A proposta do Fundo Multidoadores é financiar uma resposta coordenada para acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

O Fundo tratará das prioridades temáticas e territoriais estabelecidas pelo Consórcio.

GCF

Na ocasião, o governador do Amazonas convidou as autoridades presentes, para a 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force).

A reunião acontece no período de 16 a 18 de março, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

A reunião anual do GCF é considerada uma das mais relevantes da agenda mundial do meio ambiente.

O Amazonas foi escolhido como estado-sede do evento por unanimidade em maio de 2019, durante a última reunião do GCF realizada em Caquetá, na Colômbia.

O objetivo do encontro é unir forças para elaborar estratégias e abordagens de colaboração para a redução do desmatamento em florestas tropicais e mitigar as mudanças climáticas.

Fonte: Secom