AM tem mais um nome na equipe de transição de Lula

Após o senador Omar Aziz (PSD) e o deputado federal Marcelo Ramos (PSD), o Amazonas emplacou mais um nome na equipe de transição do governo Lula. Trata-se de Bruna Brelaz, atual presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Parintinense, Bruna vai compor a equipe que tratar de temas relacionados à juventude. O anuncio da inclusão de Bruna Brelaz na equipe de transição foi feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

INDÍGENA DE MANAUS NA COP-27

A estudante indígena Tainara da Costa Cruz, de 18 anos, do povo Omágua Kambebe, da comunidade indígena Três Unidos, localizada na zona rural de Manaus, oi selecionada para participar da 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), que acontece no Egito. Tainara cursa a 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Samsung Amazonas, é ativista e integra a rede de mulheres indígenas do Amazonas, intitulada Makira’eta, que articula e defende a participação das indígenas na sociedade.

TRANSTORNO AGENDADO

Quem mora próximo ao Comando Militar da Amazônia (CMA) já tem transtorno dos grandes agendado para esta terça-feira (15), quando os bolsonaristas inconformados com a derrota nas urnas estão agendando mais um protesto dos grandes. É fim de feriado para os moradores daquela área, que ficarão, mais uma vez, reféns dos atos antidemocráticos que reivindicam a ruptura da democracia por meio de uma intervenção militar.

CADÊ AS AUTORIDADES

Já passou da hora de uma intervenção, essa sim necessária, do poder público e das autoridades. Afinal, manifestações são permitidas e protegidas pela Constituição, mas se forem em favor da ruptura democrática, de um golpe de estado, passam a ser inconstituicionais e, portanto, fora da lei. Cabe às autoridades garantir que a lei seja cumprida. E, principalmente, garantir que os cidadãos moradores daquela área tenham de volta sua paz e qualidade de vida.

A CAMINHO DA UNANIMIDADE

Mais dos vídeos de apoio à reeleição do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB) foi divulgado. Desta vez foi o deputado estadual Cabo Maciel (PL) que franqueou seu apoio da Cidade, cujo projeto de reeleição tem se mostrado um “passeio” sem entraves. Do jeito que as coisas estão se desenhando, Roberto Cidade tem tudo para chegar ao dia da eleição da mesa diretora da Aleam como uma unanimidade.

BEM DISTANTE DA UNANIMIDADE

Já no parlamento municipal a situação é bem diferente. O atual presidente, David Reis (Avante), encontra muita dificuldade de convencer a maioria de seus colegas que mudar a Lei Orgânica Municipal (Loman) para possibilitar sua reeleição é a coisa certa a fazer. Tudo indica que não conseguirá executar a manobra, cujo tentativa já até rachou a base do prefeito David Almeida (Avante) na Casa.

PARADA DE NATAL

Comprovando que definitivamente aquela época do ano chegou, a Universidade Nilton Lins realiza, nesta quarta-feira (16), às 17h, sua já tradicional Parada de Natal, promovida anualmente pela instituição. O evento, realizado no Campus da Nilton Lins, é aberto e gratuito ao público e terá como atrações desfiles de carros antigos, veículos decorados, apresentação de personagens clássicos e de contos de fadas, cavalgada e a chegada do ‘Bom Velhinho’ em um veículo especialmente preparado e ao som de canções típicas da temporada executadas por uma orquestra.