Alunos participam de oficina de adereços carnavalescos. Ação movimentou estudantes da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, na Biblioteca Municipal, Centro.
Alunos participam de oficina de adereços carnavalescos.
Mais de 20 alunos da Escola Sagrado Coração de Jesus participaram na manhã de quinta-feira (24/2), de uma oficina sobre adereços carnavalescos. Ação continuou nesta sexta-feira (25/2).
Customização à cargo de qualquer um, foi a intenção dos coordenadores do evento, para permitir que as crianças usassem sua própria criatividade.
O local foi a Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, no Centro.
Alunos aprenderam a fabricar e customizar seus próprios adereços de Carnaval
O evento foi patrocinado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
O objetivo da oficina, além de promover o conhecimento de umas das festas mais populares do país, foi ensinar a arte da confecção dos próprios adereços.
Máscaras, tiaras, chapéus e fantasias foram feitos ou customizados pelos alunos.
Ao final do evento, nesta sexta-feira, será realizado um bailinho de carnaval além de um desfile com as próprias crianças participando, usando os adereços que fabricaram.
Participam alunos da faixa etária de 9 a 12 anos.
Mas isso é só o começo. Segundo adiantou Jonathas Ribeiro, diretor de Cultura da Manauscult, nos próximos meses, mais atividades de difusão cultural serão desenvolvidas.
Ele afirmou que, nesses casos, os eventos acontecerão em espaços culturais e turísticos geridos pela prefeitura.
A Manauscult em parceria com a Semed e outras secretarias, realizarão ações nas áreas de educação, esporte e lazer.
O importante é difundir a cultura local e nacional entre os estudantes. Em março, já está sendo planejada a realização de um evento quadrinhos.
Pelo fato das crianças das escolas públicas não possuírem tantas atividades extracurriculares, até por falta de oportunidades, é que esses eventos acontecerão.
Para a diretora da Biblioteca Pública, Silene Lima, o fato de tudo hoje se comprar pronto, a criatividade das crianças fica estagnada, o que pode ser revertido com esse tipo de evento.
Fonte: Manauscult