Alunos de Enfermagem da UNIP realizam Cerimônia do Jaleco na Assembleia

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou a Cerimônia do Jaleco dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Paulista (Unip), na manhã desta segunda-feira (20), no Auditório Belarmino Lins.

A cerimônia é uma homenagem à precursora da Enfermagem Florence Nightingale, além de conscientizar os alunos sobre o uso do jaleco como item de proteção individual. Segundo a professora e enfermeira Vanéria Lima, uma das organizadoras do evento, a cerimônia traz o comprometimento dos acadêmicos com a futura profissão. “A cerimônia do jaleco traz um juramento perante os pais, Deus e à comunidade de dedicação ao estudo e faz parte da Semana da Enfermagem. Tem como objetivo o respeito pelo jaleco, para eles terem a consciência de não saírem na rua trajando jaleco e evitando levar contaminações para a sociedade”, explicou.

O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) esteve presente no evento e falou sobre o incidente que lhe mostrou a importância dos enfermeiros para a sociedade. Há um ano e oito meses, Péricles, durante sua atuação como delegado, foi vítima de um tiro no rosto. “Fiquei entre a vida e a morte e só estou aqui primeiramente por causa de Deus e pelo trabalho da equipe que cuidou tão bem de mim desde o primeiro momento de atendimento. Ali eu pude observar tudo que é feito nas unidades hospitalares, o tratamento, o cuidado dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, toda a dedicação deles com todas as pessoas”, lembrou.

O médico infectologista Hugo Abdala Santos palestrou sobre sepse (mais conhecida como infecção generalizada) e a atenção necessária do enfermeiro aos casos. “Quem recebe o paciente desde a triagem é o enfermeiro, por isso é ele que tem a responsabilidade grande de zelar pela vida do paciente, de realizar protocolos periodicamente, ainda mais em se tratando de hospitais públicos, em que a mortalidade por sepse é o dobro da mortalidade nos hospitais privados”, apontou.

A enfermeira Kamila Sena falou aos alunos sobre a importância do uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI), como, por exemplo,  luvas, máscaras e avental. “É importante estar atento ao uso correto, principalmente ao lidar com pacientes que tem cateter. Estas  preocupações estão inclusas dentro dos planos de enfermagem, para diminuir os riscos de infecção dentro do ambiente hospitalar e evitando contato, até mesmo em relação ao acompanhante, porque tem uns acompanhantes que entram nas enfermarias e podem levar infecções para outros pacientes, gerando infecções cruzadas”, afirmou.

Após as palestras, os participantes assistiram a uma encenação e o evento foi finalizado com o juramento do jaleco.