O aluno especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Jonas Alves dos Santos, de 5 anos, recebeu uma cadeira de rodas nova da Prefeitura de Manaus, para auxiliar na sua locomoção diária. A entrega foi realizada nesta segunda-feira,12/7, durante um evento com os pais dos estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profª Odete de Araújo Puga Barbosa, no Petrópolis, zona Sul da capital.
O secretário de Educação, Pauderney Avelino, destacou que uma das prioridades da nova gestão da Educação de Manaus é humanizar o tratamento dado às pessoas, buscando a excelência no processo de ensino e aprendizagem.
“O prefeito David Almeida sempre tem uma recomendação para os professores das nossas escolas. ‘Deem a aula para os alunos como se fosse para os seus filhos’. Isso é muito bom e é a recomendação que estamos dando para os nossos gestores e, com isso, estamos ganhando ações para melhorar as vidas dos nossos alunos”, pontuou Pauderney.
A mãe do aluno, a dona de casa Lucélia dos Santos, afirmou que ficou feliz pelo filho ter recebido a cadeira em um momento importante. “Eu estou muito feliz, muito mesmo. Meu filho vai se operar nesta terça-feira e a chegada dessa cadeira veio em bom momento. Não queria colocá-lo em uma cadeira de rodas, mas nesse período ele vai precisar bastante. Agradeço ao prefeito David Almeida, ao secretário Pauderney Avelino e à gestora da escola”, disse.
Jonas, que é aluno do 2º período do turno vespertino, sofre de mielomeningocele, microcefalia e pés tortos congênitos, e os pais têm buscado alternativas de melhorias para o filho há anos. Durante o evento, Pauderney Avelino anunciou que vai auxiliá-los na busca por um tratamento eficaz fora do Estado, para que a criança possa andar normalmente.
A gestora do CMEI Odete Puga, Amanda Macanoni, explicou que o pequeno Jonas passou por uma avaliação de profissionais do Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE), da Prefeitura de Manaus, antes de ganhar a cadeira.
“Jonas tinha a necessidade da cadeira, pois ele andava em um carrinho de bebê. Ele passou por uma avaliação de fisioterapeutas do Complexo Municipal de Educação Especial e, graças a Deus, conseguiu a cadeira, que vai servir para locomoção de casa para escola, e aqui no CMEI ele não vai usá-la, pois ele usa um andador da escola”, explicou.