Aliança entre Lula e Eduardo cria incômodos em ambos os lados

Muito embora seja apontada por analistas como um novo alento para fortalecer a candidatura de Eduardo Braga (MDB) ao Governo do Amazonas, o apoio do ex-presidente Lula cria problemas em nível local para ambas as partes. O PT local, por exemplo, anda se fazendo de “mouco” para a já declarada e propalada aliança. O presidente regional da sigla, deputado estadual Sinésio Campos, por exemplo, anda dizendo que ainda não recebeu nenhuma orientação nesse sentido do diretório nacional e não sabe nem viu o tal apoio do PT a Braga até agora.

SÓ NA CONVENÇÃO

Sinésio afirmou em entrevista a uma rádio local que um virtual apoio a Braga só será anunciado na convenção da federação Fé Brasil (PT, PC do B e PV), que será realizada neste domingo (31). O que todo mundo sabe é que, se fosse possível cumprir a vontade do presidente estadual da legenda, o PT no Amazonas apoiaria a reeleição do governador Wilson Lima (UB), o preferido de Sinésio, muito embora seja um bolsonarista de carteirinha, vejam só.

BRAGA JÁ SUBIU NO PALANQUE

Embora Sinésio diga que um possível apoio a Eduardo Braga ainda precise ser confirmado, o apoio da Federação Fé Brasil, da qual o PT faz parte, já foi sacramentado no último sábado (23), durante a convenção estadual do PC do B, na sede Sindicato dos Metalúrgicos. Braga não só compareceu ao evento, como discursou, inaugurando seu palanque junto à esquerda amazonense, que, afinal, ainda não apresentou nenhum outro nome para concorrer ao Governo do Estado.

INCÔMODO DO OUTRO LADO

No lado dos apoiadores de Eduardo Braga, também há um incômodo grande por parte do Republicanos, comandado no Amazonas pelo deputado federal Silas Câmara. Também Bolsonarista de carteirinha, Silas integra a ala evangélica que apoia o presidente, com a Assembleia de Deus, comandada por seu irmão, Jônatas Câmara. Ao que tudo indica, por lá, também está difícil de resolver essa equação.

ALIADO HISTÓRICO

Silas dificilmente embarcaria no palanque de Lula no Amazonas, mas é um aliado histórico de Eduardo Braga. O deputado, inclusive, continua viajando com Braga ao interior do Estado, mas evita falar abertamente do apoio ao ex-governador e espera-se que seu partido acabe anunciando apoio a Wilson Lima (UB). Como se vê, em ambos os lados do espectro político, a aliança Lula-Braga terá de equacionar alguns percalços.

RÓTULOS INVENTADOS

Sobre essa questão que acaba “embolando o meio de campo” entre esquerda e direita aqui no Estado, e que se repete em todo o território nacional com alianças improváveis, o REBOJO entreouviu uma definição interessante, em uma das noites do Amazonas Green Jazz Festival, vinda do marqueteiro de uma das candidaturas majoritárias da direita no Estado. “A verdade é que, no Brasil, não existe esquerda nem direita. A gente que faz campanha é que inventa esses rótulos”, sentenciou.

CHICO E AS FAKE NEWS

Continua crescente o zum-zum-zum de que a pré-candidatura de Chico Preto ao Senado será preterida pelo Avante de David Almeida, em prol da candidatura de Antônio Menezes, do PL, partido que também integra o grupo de apoio à reeleição do governador Wilson Lima (UB). Ainda nessa segunda-feira (25) foram publicadas notícias de que Chico Preto terá que concorrer a um cargo na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa.

CHICO E AS FAKE NEWS 2

Chico Preto segue firme e forte negando que o noticiado seja verdade. Se diz vítima de fake news e acusa Menezes de ser o autor das notícias falsas. O ex-vereador e ex-deputado afirma que não tem plano B. Que não será candidato a nada que não seja ao Senado. Falsa ou não, a informação está perto de ser confirmada ou desmentida. Afinal, entramos na reta final das convenções eleitorais, quando essas e outras dúvidas e incógnitas serão definitivamente esclarecidas.

VICE DE WILSON

Falando em dúvidas e incógnitas, esta semana também termina o prazo estipulado pelo próprio prefeito David Almeida (Avante) para anunciar quem indicará para compor a chapa de reeleição de Wilson Lima como vice. O prefeito disse que anunciaria o nome até o final de julho. David, que já declarou ser essa escolha a mais difícil de sua vida política, pode até ganhar um prazo extra, já que a convenção do União Brasil está marcada para o dia 5 de agosto, último dia do período estipulado para a realização das convenções.

JUÍZES ELEITORAIS EM MANAUS

Pela primeira vez em Manaus e o no Norte do Brasil, o IX Encontro Nacional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (COPEJE) será realizado dias 4 e 5 de novembro. O auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) foi escolhido como local para a reunião do COPEJE, que será aberta ao público e, principalmente, à comunidade acadêmica, com temas relacionados ao Direito Eleitoral e à democracia brasileira nos dias atuais. O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, Desembargador Jorge Lins, já confirmou o apoio institucional ao evento.

CADEIRA 71

A professora doutora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pesquisadora e escritora, com vastas obras na área do desenvolvimento regional e da biodiversidade amazônica, Michele Lins Aracaty e Silva, vai ocupar a cadeira de número 71, da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (Alaca). A cerimônia de posse na Alaca acontecerá no dia 3 de agosto deste ano, às 19h, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).