Alessandra Campelo destaca resultado de operação de combate à violência contra a mulher no Amazonas

No período de um mês, quase 100 homens foram presos em operação da Polícia Civil com foco no combate à violência contra a mulher no Amazonas. O balanço foi comentado pela deputada estadual Alessandra Campelo (PSC), Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas, durante a sessão desta quinta-feira (30/03).

Para a deputada Alessandra, os números da Operação Átria têm dois aspectos a serem observados. “É bom e é ruim. É bom porque a gente mostra o Poder Judiciário e o Governo do Estado, através dos órgãos de segurança, dando uma resposta para as mulheres. Mas é ruim que ainda sejam números tão grandes de violência contra a mulher e que, infelizmente, têm aumentado nos últimos anos”, analisou Campelo.

Balanço – A fala da parlamentar aconteceu um dia depois de a Polícia Civil apresentar em coletiva o balanço da Operação Átria. Deflagrada no mês de março, a operação resultou nas prisões de 98 indivíduos; registrou mais de 2 mil vítimas de violência contra a mulher atendidas; 501 medidas protetivas de urgência solicitadas/decretadas; além de diversas diligências na capital e interior do estado.

A ação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e ocorreu simultaneamente em todos os estados do país, visando fortalecer as medidas de combate a esses crimes.

A deputada enaltaceu o trabalho desenvolvido pelas Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCMs) na pessoa da delegada Débora Mafra, e citou ainda a importância da atuação das equipes da Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) na rede de proteção à mulher. “Toda a equipe está de parabéns. Essa união pode sim trazer resultados a longo prazo no combate à violência contra a mulher”, concluiu Alessandra.

Foto: Miguel Almeida